Cidadãos de Taquarussu e de Novo Horizonte do Sul foram atendidos pela Carreta da Justiça

As próximas cidades a receber a Carreta da Justiça serão; Vicentina, Jateí, Japorã, Juti, Laguna Carapã, e Douradina. Confira as datas!

Cb image default
Carreta da Justiça visa levar agilidade e conforto no atendimento à população das cidades que não possuem prédios do Fórum, permitindo que o cidadão não necessite deslocar-se até outro município, sede de comarca.

A Carreta da Justiça encerrou as atividades neste mês de outubro com atendimentos realizado nos municípios do Vale do Ivinhema sendo nas cidades de Taquarussu e de Novo Horizonte do Sul. 

Na quinta-feira (6/10) e sexta-feira (7/10), sob a coordenação do juiz Roberto Hipólito da Silva Jr., o grupo de trabalho da unidade móvel da justiça levou o atendimento jurisdicional até a população de Taquarussu. Ainda conforme o divulgado, dias antes, segunda-feira (03) e terça-feira (04) foi a população de Novo Horizonte do Sul e região que receberam atendimento dos profissionais.  .

Em dois dias de trabalho, em Taquarussu, 280 pessoas circularam pela Carreta, cujo serviço mais procurado, seguindo os números de outras cidades, foi o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento, em um total de 41.

Já em Novo Horizonte do Sul MS; reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento 17, divórcio 5, reconhecimento espontâneo de paternidade 1, reconhecimento de paternidade/DNA 1, conversão de separação judicial em divórcio 1, dissolução de união estável c/c alimentos 1, defensoria pública 21, atendimentos, consultas, inf. e orientações gerais 50, número de ações abertas 26, cadastro/circulação total de pessoas 180.

Houve ainda a efetivação de três divórcios, um reconhecimento espontâneo de paternidade, um pedido de alimentos, um reconhecimento e dissolução de união estável e uma dissolução de união estável. No total, foram abertas 48 novas ações.

Além da abertura de novas ações, a equipe da Carreta da Justiça realizou 102 atendimentos gerais como agendamentos, consultas e prestação de informações e orientações aos cidadãos locais. A Defensoria Pública, órgão que integra a unidade móvel de atendimento, ouviu as solicitações de 32 pessoas.

De acordo com informações a que o Portal Ivi Hoje teve acesso, as próximas cidades a receber a Carreta da Justiça serão, segundo o calendário de atendimentos, Vicentina (7 e 8/11), Jateí (10 e 11/11), Japorã (29/11), Juti (1 e 2/12), Laguna Carapã (12 e 13/12) e Douradina (15 e 16/12).

Saiba mais – Compondo o programa Judiciário em Movimento, a Carreta atende desde agosto de 2016 e visa integrar 100% dos municípios sul-mato-grossenses aos serviços da justiça, levando mais qualidade e conforto ao jurisdicionado, que não precisa sair de sua cidade para ter acesso à prestação jurisdicional.

Cb image default
Justiça em movimento. Imagens: (Divulgação/TJ-MS)

A unidade móvel que viaja pelo Estado é a miniatura de um fórum: gabinete do juiz, sala para Promotor e Defensor Público, sanitário, pequena copa e varanda na frente para recepção de pessoas totalizam 44 m².

O objetivo da proposta é aproximar o Judiciário da população e dar cidadania às pessoas que nunca tiveram atividade judicial e judiciária em sua cidade.

As comarcas atendidas no Mato Grosso do Sul são; Alcinópolis, Antônio João, Aral Moreira, Bodoquena, Caracol, Corquinho, Douradina, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Japorã, Jaraguari, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranhos, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Serviria, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.