Reinaldo ameaça com processo e fica indignado com servidora por almoçar em pé no Detran

Cb image default

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) viralizou nas redes sociais e grupos de Whatsapp com vídeo em que se mostra indignado com o desgaste causado com a imagem de uma servidora almoçando em pé no Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Em reunião com a cúpula do Governo estadual, o tucano defende processo administrativo contra o funcionário público.

A reação do chefe do Poder Executivo, gravado em vídeo de 18 segundos, é mais uma ofensiva contra os servidores estaduais. Neste ano, eles não tiveram reajuste salarial nem para repor a inflação acumulada de 4,66% nos últimos 12 meses e foram obrigados a ampliar a jornada diária de seis para oito horas sem qualquer tipo de compensação financeira.

“Mete um processo administrativo disciplinar nele”, ameaça o governador para a plateia composta pelo vice-governador Murilo Zauith (DEM), secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Veirruck, do presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB) e do ex-secretário estadual de Administração e atual chefe de gabinete, Carlos Alberto Assis.

Em seguida, ele comenta a imagem da funcionária do Detran, que surgiu almoçando em pé logo após o retorno da jornada de oito horas. Como o órgão extinguiu o refeitório e a sede fica a dez quilômetros do Centro, servidores são obrigados a buscar alternativas para se alimentar.

“Sensível” com o drama dos servidores, Reinaldo mostrou-se indignado com a cena. “Apareceu aquela funcionária comendo em pé. Primeiro que nós não somos obrigados, ela tem horário de almoço. Vai comer onde ela quiser, comendo em pé porque ela quer”, afirma, indignado.

A ameaça do governador causou mais indignação entre os servidores. De acordo com o Sindetran/MS (Sindicato dos Servidores do Detran), a sede do órgão conta com 800 funcionários efetivos, comissionados e terceirizados. Como o prédio fica na zona rural e os trabalhadores só contam com uma hora de almoço, das 11h30 às 12h30, eles enfrentam problema de locomoção para ir em casa ou encontrar um restaurante para o fazer a refeição.

“Não houve um estudo sobre a viabilidade dessa mudança de horário, não providenciaram condições para o servidor. As Agências do Detran estão sucateadas, mal tem espaço para trabalharmos, quanto mais para alimentação. A intenção de aumentar a comodidade da população é muito válida e os próprios servidores concordam com isso, mas a mudança deve ser feita de maneira adequada, sem que prejudique o servidor que já encontra péssimas condições de trabalho e baixo salário”, reagiu o Sindetran-MS, Octacílio Sakai Junior.

Júnior afirma que Reinaldo foi “totalmente desnecessário e infeliz” com a ameaça. Ele diz que o Governo do Estado “gasta milhões em publicidade para falar mal do servidor público” e adota a política de “valorização zero”.

Cb image default
Fúria de governador já virou meme nas redes sociais (Foto: Reprodução)

“Mudaram nossa lei para aumentar o cabide político”, afirma o sindicalista. “Aumento só para quem agita bandeira em período eleitoral”, disse, sobre o reajuste de 16,38% aos comissionados, enquanto os demais servidores tiveram os salários congelados.

Sakai Júnior ainda cita a economia para os cofres estaduais com o trabalho realizado pelos servidores. Ele faz referência a Operação Antivírus, que flagrou esquema milionário de desvio no Detran. Conforme o Ministério Público Estadual, o Detran pagava R$ 7,4 milhões para a Pirâmide Informática por seis meses por um serviço que vem sendo executado pelos servidores sem qualquer gasto extra aos cofres do órgão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.