Lula ganha no STF direito à indenização por "mentira" de Delcídio

Ministro acata recurso do ex-presidente e caso de compra de silêncio de Cerveró volta para primeira instância

Cb image default
Com decisão do STF o ex-senador Delcídio do Amaral (PTB) é considerado o mentiroso em delação premiada.

O ministro do STF (Superior Tribunal de Justiça), Antonio Carlos Ferreira, anulou a sentença e todos os atos processuais posteriores do processo da 2ª Vara Cível de São Bernardo do Campo. A ação movida pelo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o ex-senador Delcídio do Amaral (PTB) seja novamente julgada.

O processo trata da delação premiada do corumbaense, feita em 2016. Conforme o texto, Delcídio teria mentido ao afirmar que o ex-presidente pagava R$ 50 mil por mês para que o ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró não delatasse um suposto esquema investigado pela Operação Lava Jato.

Lula pediu R$ 1,5 milhão por danos morais, mas teve sua solicitação negada em primeira e segunda instâncias. Mas o Ministério Público Federal de Brasília reconheceu que o depoimento de Delcídio era mentiroso, em 2017.

O próprio MPF pediu que o ex-senador perdesse os benefícios obtidos em seu acordo de delação premiada, e que Lula fosse absolvido da acusação de obstrução da Justiça. O MPF revelou que o silêncio de Cerveró era de interesse do próprio Delcídio e não de Lula.

Em resposta, o senador afirmou que o processo volta para a primeira instância, onde ele já venceu por unanimidade. “Ganhamos na segunda instância também. Mas entendemos esses movimentos”, enfatizou Delcídio.

Via Campo Grande News

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.