Deputados vão ajudar partidos a trazer novos vereadores na janela

Parlamentares pretendem atuar nas suas bases eleitorais para reforçar chapas no interior e Capital

Cb image default
Deputados João Henrique Catan (PL), Marçal Filho PSDB), Gerson Claro (PP), Renato Câmara (MDB) e José Carlos Barbosa (DEM), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados estaduais prometem participar de forma intensa durante a janela partidária, que vai abrir na próxima quinta-feira (5). Eles querem trazer novos vereadores para suas legendas, que irão reforçar as chapas (vereadores), para eleição deste ano. Cada um pretende atuar na sua base eleitoral.

Felipe Orro (PSDB) disse que sua atuação será em 30m municípios, que compõem sua base eleitoral. “Vamos trabalhar para trazer mais gente ao ninho tucano e desta forma reforçar as chapas de vereadores no interior do Estado”, disse ele.

Gerson Claro (PP) destacou que seu partido vai se fortalecer durante a janela (partidária), no entanto admite que pode também ter saídas. Uma inclusive foi confirmada hoje (03) pela manhã, pela vereadora Dharleng Campos, que vai trocar o PP pelo MDB. Outro que pode deixar a sigla é Valdir Gomes (PP), que está próximo do PSD.

O deputado, no entanto, adiantou que existem “conversas adiantadas”, com alguns parlamentares, entre eles está a vereadora Cida Amaral (Pros). “O Esacheu (Nascimento) está conversando com ela, para fazer parte do nosso time”. Para Gerson Claro os partidos entenderam que precisam fazer “chapas melhores” para eleger seus representantes.

Presidente do Patriotas, o deputado Lídio Lopes, explicou que não vai trazer nenhum vereador de Campo Grande para legenda. “Existe um combinado com os pré-candidatos, que não haveria nenhum com mandato na nossa chapa, até para aumentar as chances de cada um no pleito”. Ele disse que o foco será trazer novas lideranças no interior.

Local – Marçal Filho (PSDB) entende que esta janela não terá um partido que será prioridade dos vereadores, para eventual mudança, pois difere da eleição estadual.

“Será bem diversificado porque cada um (vereador) vai levar em conta as questões locais, de alianças e grupos. Vamos atuar também em Dourados para fortalecer nossa chapa”, disse o tucano.

Herculano Borges (SD) reconheceu que sua legenda não tem expectativa de trazer um novo vereador em Campo Grande. A sigla inclusive perdeu um parlamentar (Eduardo Cury), ficando com apenas um representante: Epaminondas Vicente (SD). “Vamos para o interior para trazer novos vereadores, até porque temos pré-candidatos (prefeitos) em várias cidades”.

A janela partidária abre na próxima quinta-feira (5) e segue até o dia 3 de abril. Durante este período os vereadores podem trocar de legenda, sem risco de perder o mandato. No dia 4 de abril, seis meses antes da eleição, termina o prazo para filiação nos partidos, assim como gestores deixarem os cargos, para serem candidatos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.