Operação Carnaval 2022: em três dias MS já superou número de mortes de 2021

Até o momento são 15 acidentes entres os quais três foram graves com duas mortes

Cb image default
Capotamento entre Amandina e Ivinhema deixa uma jovem morta na MS-376

Balanço parcial da Polícia Rodoviária Federal (PRF) demonstra que até o momento Mato Grosso do Sul registra 15 acidentes durante a Operação Carnaval.

De acordo com a corporação, são três acidentes graves e duas mortes. Um homem de 25 anos morreu em um acidente em Ivinhema e uma mulher de 20 anos em foi vítima de uma colisão em Bataguassu.

Até o momento, a PRF prendeu 12 motoristas por embriaguez ao volante. Iniciada na sexta-feira dia 25, a operação segue até a próxima quarta-feira (02).

Conforme orientação da PRF, fica proibido durante esses dias, o trânsito de veículos com dimensão que exceda a largura máxima de 2,60 metros, altura de 4,40 metros, comprimento de 19,80 metros e 57 toneladas de peso.

Em 2021, segundo o relatório, foram registrados 22 acidentes. Apesar de cinco deles terem sido graves, não houve morte alguma nos cinco dias de operação. Ao todo 28 pessoas se feriram nas estradas do estado.

No mesmo período, foram anotadas 2.767 autos de infração gerais e 79 testes de bafômetro, que resultaram na prisão de oito motoristas.

Cb image default

Arquivo/ Correio do Estado

Também foram registrados 2.767 autos de infrações gerais e 79 testes com o bafômetro, sendo que oito motoristas foram presos por dirigirem alcoolizados.

Para quem ainda deve pegar a estrada nos últimos dias de Carnaval, a corporação tem orientações importantes para os condutores

Antes de viajar, o proprietário do veículo deve verificar as condições do carro. A manutenção deve estar em dia, em especial em relação aos itens de segurança, como sistema de freios, pneus e sistemas de iluminação e sinalização.

A viagem deve ser planejada de modo que o condutor não dirija por mais de quatro horas ininterruptas. Ele deve estar descansado e em condições físicas e psicológicas para conduzir o veículo. Deve haver planejamento para abastecimento e alimentação também.

O veículo só pode levar até a capacidade máxima de passageiros permitida pelo manual. Todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança ou, em caso de crianças, o sistema de retenção equivalente.

As bagagens devem ser levadas em compartimento próprio, para evitar lesões em caso de envolvimento em acidentes. Se forem levadas em compartimento de passageiros, elas podem se deslocar e machucar os ocupantes do carro

Os motoristas devem respeitar a sinalização, a velocidade máxima estabelecida para a via e, em relação às ultrapassagens, devem realizar a manobra somente em locais permitidos e quando houver tempo e distância para concluir a manobra sem colocar o trânsito em risco. Ressalta-se que ultrapassagens mal realizadas são responsáveis por um terço das mortes em rodovias federais.

Em caso de chuva, a velocidade deve ser reduzida, os faróis devem permanecer acesos e a distância de segurança entre os veículos deve aumentar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.