No último dia de onda de calor, temperatura atinge 40°C em 13 cidades de Mato Grosso do Sul

Nesta terça-feira, Ivinhema atingiu 39,4ºC

Cb image default
Foram oito dias de calor extremo que provocou recorde de temperaturas no Estado. Imagem: (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Os últimos dias não foram fáceis para os moradores de Mato Grosso do Sul, devido a uma onda de calor que atingiu o Estado em cheio, aliado a baixa umidade relativa do ar. Foram oito dias de calor extremo que perduram até os últimos minutos do alerta emitido pelo Inmet no dia 18 e que termina às 18h desta terça-feira (26).

Neste “último” dia de calorão, 13 cidades de Mato Grosso do Sul passaram dos 40°C e outras 15 cidades ficam com máximas na casa dos 39°C. Porto Murtinho protagonizou mais um dia de máxima de 43°C, com umidade relativa do ar em 18%, cenário considerado extremo para a saúde humana.

Nesta terça-feira (26), Corumbá atingiu recorde de calor no ano, com 41°C, bem como Iguatemi que alcançou 39,5°C. A menor umidade relativa do ar foi registrada em Rio Brilhante, com 11% e 39,9°C de calor.

Cb image default

Mato Grosso do Sul teve calor até 3 graus acima da média

A onda de calor fez com que todos os municípios de Mato Grosso do Sul atingissem recordes de calor no ano. O meteorologista do Cemtec/MS, Vinicius Sperling explica que até o momento é possível afirmar que o calor ficou entre 2,5°C e 3°C acima da média do Estado, nos últimos dias.

Com o cenário, setembro é de longe o mês mais quente do ano, até agora. O problema é que, historicamente, outubro é o mês mais quente do ano em Mato Grosso do Sul. O que na prática, significa que novos recordes podem ser atingidos no próximo mês.

Entre os dias 22 e 25 de setembro, o calor chegou ao extremo em muitas cidades. Em Campo Grande, por exemplo, o dia 22 foi o mais quente do ano até agora, com máxima de 37,6°C, já em Água Clara o recorde foi alcançado no dia 23, quando o calor chegou a 42,2°C no município.

No dia 24, Três Lagoas chegou a 42,1°C de calor e no mesmo dia, Sete Quedas, conhecida por ser uma das cidades mais frias do Estado, o calor alcançou 37,9°C.

É mesmo o fim da onda de calor?

A onda de calor provocada por um bloqueio atmosférico e potencializada pelo fenômeno El Niño, tem previsão de terminar nesta terça-feira (26) devido a chegada de uma frente fria. partir de quarta-feira (27), as temperaturas máximas devem voltar ao “normal”, deixando o patamar dos 40°C na maior parte do Mato Grosso do Sul.

Com a frente fria se aproximando pelo Paraguai, a previsão é de que as mínimas caiam bem nos próximos dias. Pelo menos, para dormir vai ser bem melhor.

Segundo o Cemtec/MS, em Campo Grande, onde a previsão nesta terça-feira aponta mínima de 27°C e máxima de 36°C, para amanhã a mínima deve ser de 21°C e máxima de 34°C. Na quinta-feira (28), o alívio para o calor com mínima de 17°C e máxima de 33°C.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.