MS foi Estado com maior aumento de casos de suicídio de policiais

Além de MS, outros cinco estados também cresceram em casos de agentes de segurança que tiraram a própria vida

Cb image default
Corpo do agente da PRF, Tony Emerson Moretto, que foi encontrado morto em novembro de 2021. (Foto: Arquivo)

Mato Grosso do Sul está entre os estados em que houve aumento no número de agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e de outras corporações que tiraram a própria vida, entre 2021 e 2022. A informação é do Jornal Folha de São Paulo, com base em dados fornecidos através da Lei de Acesso à Informação. Entretanto, não há a quantidade exata de suicídios. O Campo Grande News já apontava essa dura realidade aqui.

O material do jornal paulista revela que de um caso em 2021, ocorreram cinco em todo Brasil no ano passado. Em 2023, foram pelo menos três casos até o momento. Aqui em MS, o caso de maior repercussão foi em novembro de 2021, quando o agente da PRF, Tony Emerson Moretto, de 48 anos, foi encontrado morto em uma área de mata, próximo à rodovia MS-040, na região das Moreninhas.

Além de MS, outros cinco estados apresentaram crescimento nos casos de suicídio entre agentes de segurança entre 2021 e 2022: Paraná, Goiás, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Nessas regiões, por exemplo, essa causa de morte é maior do que a gerada por confrontos em serviço.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicado em julho deste ano trouxe a trágica estatística do Estado. Nele, mostra-se que Mato Grosso do Sul teve a maior taxa de suicídios entre policiais militares e civis no Brasil em 2022. De três casos em 2021, foram quatro no ano seguinte. Em 2021, o Estado se manteve empatado com Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Sul.

A reportagem acionou a PRF em MS para saber informações sobre os casos e foi orientada a pedir informações da sede da PRF, em Brasília.

Ajuda - Em Mato Grosso do Sul, o GAV (Grupo Amor Vida) presta apoio emocional na prevenção do suicídio. Ligue sempre que precisar. O telefone é 0800-750-5554 (a ligação é gratuita).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.