Frente de Recursos Hídricos vai fiscalizar a qualidade da água em MS, informa Renato Câmara

Mais esclarecimentos sobre a qualidade da água consumida em Mato Grosso do Sul.

Cb image default
Deputado Renato Câmara utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para informar às ações que serão desenvolvidas pela Frente Parlamentar de Recursos Hídricos para averiguar uma eventual contaminação da água consumida no Estado

Coordenador-presidente da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou requerimento na sessão desta quarta-feira (17) solicitando, em caráter de urgência, ao governo do Estado e ao Ministério da Saúde esclarecimentos sobre a qualidade da água consumida em Mato Grosso do Sul.

Conforme o deputado, o objetivo do requerimento é de levantar dados técnicos mais conclusivos a respeito da investigação conjunta da Repórter Brasil, da Agência Pública e da organização suíça Public Eye, que atestou a presença de diversos agrotóxicos na água consumida por 65 municípios do Estado, incluindo Dourados, Campo Grande, Ivinhema, Bonito e Jardim. Segundo a publicação, foram encontrados 27 pesticidas, sendo 16 considerados altamente tóxicos e 11 associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.

Na tribuna, Renato Câmara informou que a Frente Parlamentar de Recursos Hídricos está organizando uma reunião envolvendo os agentes responsáveis pelo controle da qualidade da água em MS para debater o assunto. "Estou convocando uma reunião com representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Águas, Secretaria de Estado de Saúde, Águas Guariroba S/A, Sanesul e de instituições ligadas ao meio ambiente para termos respostas em relação a qualidade das águas dos municípios do Estado", informou.

O deputado adiantou que a Assembleia Legislativa vai se aprofundar neste debate devido à gravidade da questão e da preocupação provocada na população. "Essa pesquisa está repercutindo em todo o país e traz uma grande preocupação as pessoas. A contaminação da água pode ter uma abrangência ainda muito maior do que imaginamos. Além de estar contaminada, o que é questionável, se temos a tecnologia eficaz para despoluir esta água que contamina também todos os animais que fazem uso dela, principalmente os peixes. Devemos fazer as devidas discussões, fiscalizar e tomar as devidas providências sobre o assunto e, se necessário, medidas urgentes para preservar os recursos hídricos de nosso Estado que abriga o Aquífero Guarani, considerado a maior reserva de água doce do mundo", registrou o deputado Renato Câmara.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.