Estado já registrou 2.374mm de chuva em fevereiro e volume deve ultrapassar média histórica

Corguinho foi a cidade mais afetada pelas chuvas do carnaval, registrando 60 mm/dia

Cb image default
Chuva forte na terça-feira (16) causou estragos de R$ 1 milhão em Corguinho. Créditos: Midiamax

Os moradores de Mato Grosso do Sul já perceberam que 2021 está sendo um ano chuvoso, pois a percepção não está errada, somente em fevereiro o estado já registrou um acumulado de 2.374,8 milímetros de chuvas e três cidades já registraram um volume acima do esperado para todo o mês.

A chuva registrada durante o de carnaval foi uma das mais intensas do mês provocando estragos em diversos municípios, como em Corguinho, que destruiu pontos, obstruiu vias e deixou 250 pessoas ilhadas, segundo o Governo do Estado.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima com dados da Agência de Meteorologia e Oceanografia dos Estados Unidos o volume de chuva em Corguinho foi de 60 mm/dia, quantidade considerada alta para uma cidade de 6 mil habitantes conforme o IBGE.

Santa Rita do Pardo, Porto Murtinho e Aquidauana foram as cidades com maior acumulo registrado até o momento, ultrapassando o esperado para todo o mês. O volume esperado para Santa Rita do Pardo era de 175,6 mm mas já choveu 241,4 mm

Porto Murtinho esperava 126 mm o acumulado soma 161,4 mm, e Aquidauana que esperava 157,2 mm já registra 170 mm. As cidades não registraram estragos como em Corguinhos.

A coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues, afirma que o volume registrado na primeira quinzena de fevereiro, apesar de grande, está bem distante dos acumulados registrados em janeiro. “No comparativo com o mesmo período do mês passado, o primeiro mês de 2021 foi bem mais chuvoso'.

Dados de climatologia do Instituto Nacional de Meteorologia já apontavam que o volume de chuvas ficaria acima da média histórica, de 150 a 200 milímetros, para fevereiro. O esperado para todo mês varia entre 200 a 230 milímetros, com possibilidade de a região do bolsão ser a mais chuvosa.

O Cemtec estima tempo firme para os próximos dias em Mato Grosso do Sul. “A tendência é de tempo firme com predomínio de sol em todo o Estado até, pelo menos, segunda (22) com grande amplitude térmica, temperaturas amenas nas primeiras horas da manhã e rápida elevação ao longo do dia', resume boletim assinado pela coordenadora Franciane Rodrigues.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.