Energisa alerta sobre os riscos de plantar árvores próximas à rede elétrica

No ano passado, a concessionária realizou a poda de mais de 210 mil árvores nos municípios atendidos em Mato Grosso do Sul

Cb image default

Galhos de árvores próximo à rede elétrica podem impactar no fornecimento de energia. Para evitar danos, o cuidado deve começar com o plantio das árvores observando as distâncias, além da realização das podas preventivas. A manutenção da poda é responsabilidade da Prefeitura Municipal. Já nas áreas privadas, cabe ao proprietário, responsável pelo imóvel ou condomínio contratar um profissional para isso.

A Energisa só realiza o serviço de podas, por questões de segurança, quando os galhos tocam ou estão muito próximos aos cabos de energia. No ano de 2022, a Energisa realizou 210.515 podas de segurança nos municípios atendidos pela concessionária em Mato Grosso do Sul.

Cb image default

Mais da metade das podas realizadas pela Energisa foram realizadas em Campo Grande. Somente na Capital foram 108.107 podas de segurança. Em dias de chuva e fortes ventanias, é comum galhos de árvores interferirem na rede elétrica, danificando os fios, ou árvores caírem sobre a rede.

Coordenador de Construção e Manutenção da Energisa em Mato Grosso do Sul, Diego Souza Silva explica que a concessionária tem mapeado as regiões mais críticas e também buscado parcerias com as administrações municipais para garantir que a rede elétrica esteja protegida.

“Estamos sempre atentos aos pontos críticos e fazemos um trabalho contínuo de prevenção para garantir a redução das interrupções de energia elétrica, após chuvas e vendavais. Temos investido em equipamentos, tecnologias e também no aperfeiçoamento deste serviço para oferecer um serviço ainda melhor aos nossos consumidores”, explica Diego Souza Silva.

Silva também explica que o plantio inadequado de espécies sob a rede elétrica acaba contribuindo para problemas futuros. “É importante sempre observar a legislação para que o plantio ocorra de forma correta e também sejam utilizadas espécies consideradas adequadas. A vegetação imprópria sob a rede traz problemas. Além de provocar curtos-circuitos e rompimento de cabos, pode energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico”, afirma.

Cuidados com o plantio:

A sombra produzida por uma árvore é muito boa, mas antes de plantar uma árvore é importante avaliar se a espécie é a correta para o local, considerando a altura e o raio de copa que ela poderá atingir na fase adulta. Por isso:

-Não plante árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas;

-O plantio em calçadas, sob a rede elétrica, deve ser planejado, respeitando os limites de árvores de pequeno porte com altura máxima de 4m;

-Escolha plantas e árvores que não cresçam muito no seu jardim;

-Na área rural, respeite a faixa de servidão da rede elétrica, devendo ter uma distância mínima de segurança de 10 metros em relação ao traçado da rede.

Como evitar acidentes:

-Redobre o cuidado ao subir nestas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar cortar galhos ou até mesmo colher frutos;

-Não faça podas de árvores que estiverem próximas ou em contato com a rede elétrica, pois os galhos podem tocar os fios e energizar a árvore. Nesses casos, entre em contato com a Energisa;

-Em propriedades particulares, a responsabilidade da poda é do dono do imóvel. Caso a árvore esteja próxima à rede, o cliente deve entrar em contato com a Energisa e solicitar o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança pelo profissional contratado.

Cb image default
Imagens: (Divulgação/Energisa)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.