Renato Câmara reivindica faixas elevadas para pedestres em frente a todas as escolas de MS

Solicitação foi endereçada ao Governador, ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística e ao diretor-presidente da AGESUL

Cb image default
Deputado Renato Câmara luta pelo trânsito seguro da comunidade estudantil de MS. Foto: Igor Silva

Através de Indicação apresentada durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado estadual Renato Câmara (MDB), está reivindicando ao Governo do Estado a realização de estudos técnicos visando a instalação de faixas elevadas para pedestres em frente a todas as escolas públicas e particulares do Estado do Mato Grosso do Sul.

A solicitação foi endereçada ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística Hélio Peluffo Filho e ao diretor-presidente da AGESUL, Mauro Azambuja Rondon Flores. “Este pleito nos foi encaminhado pela comunidade escolar que solicita a instalação de travessias elevadas para pedestres em frente às escolas, sejam elas públicas ou particulares, nos 79 municípios de MS. Essa medida visa garantir segurança à passagem, sobretudo, dos alunos, nos diversos momentos de circulação. Portanto, seria mais um mecanismo para evitar acidentes”, argumenta o deputado.

Renato Câmara acrescenta que a necessidade de tal medida advém do crescente fluxo de veículos nas proximidades de instituições de ensino e do consequente aumento do risco de acidentes envolvendo a comunidade escolar, incluindo estudantes, profissionais da educação, motoristas, familiares e demais transeuntes. Tais riscos são agravados nos horários de entrada e saída dos alunos, quando se observa um pico no volume de pedestres e veículos automotores.

“A instalação das faixas elevadas, as chamadas travessias elevadas para pedestres é uma medida reconhecida pela sua eficácia em promover a redução da velocidade dos veículos em pontos críticos de circulação, funcionando como um dispositivo de segurança que garante maior visibilidade e prioridade ao trânsito de pedestres, além de favorecer a acessibilidade, especialmente para aqueles com mobilidade reduzida”.

“Diante de todos estes pormenores, e levando em consideração que os tradicionais quebra-molas não têm surtido os efeitos desejados, se faz necessário que se proceda os estudos para avaliar a viabilidade técnica e econômica da implementação desta importante medida de segurança viária. Ressaltamos que o investimento em faixas elevadas em frente às escolas irá contribuir significativamente para a prevenção de acidentes e para a promoção de um ambiente seguro para nossas crianças e jovens, que representam o futuro de nosso Estado”, destacou Renato Câmara, vice-presidente da ALEMS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.