Renato Câmara intervém por verbas federais para a ASSIPED visando aquisição de veículo adaptado

Pedido representa um anseio da população e, principalmente, da entidade assistencial, pois, auxiliará sobremaneira o atendimento das demandas

Cb image default
Parte de pessoas com deficiência assistidas pela ASSIPED de Sidrolândia. Foto: Arquivo/Facebook

O deputado Renato Câmara (MDB) está fazendo gestões junto ao senador Nelson Trad Filho e ao Deputado Federal Geraldo Resende, solicitando a viabilização de recursos federais para aquisição de um carro adaptado para atender as demandas da ASSIPED - Associação Supera Sidrolandense da Pessoa com Deficiência, localizada no município de Sidrolândia.

Ao apresentar a Indicação durante a sessão plenária desta terça-feira (08-08), o vice-presidente da Assembleia Legislativa observou que esta reivindicação sintetiza um pleito do vereador Adavilton Brandão, encaminhado ao deputado por meio do Ofício nº 20/2023, da Câmara Municipal de Sidrolândia. “Portanto, este é um pedido que representa um anseio da população e, principalmente, da entidade assistencial, pois, auxiliará sobremaneira o atendimento das demandas da Associação Supera Sidrolandense da Pessoa com Deficiência – ASSIPED”, justifica Renato.

A ASSIPED atende as demandas das comunidades de Dois Irmãos do Buriti, Maracaju e dois distritos vinculados ao município de Sidrolândia, além de diversos assentamentos e aldeias do município. Os serviços prestados, tais como fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, e acompanhamento com assistente social, são fornecidos de forma gratuita. Em relação aos municípios, aldeias e assentamentos supramencionados, a ASSIPED atua fornecendo informações, doações, empréstimos de material para as pessoas com deficiência, e em alguns casos, transporte para atendimento médico.

O vereador Adavilton Brandão informa que a ASSIPED em parceria com o Governo Municipal, adquiriu um terreno com 5.000 metros quadrados e será iniciada a construção de sua sede própria. Em sua análise, o deputado Renato prevê que com essa construção, a região de atendimento será ampliada, tanto em quantidade de procedimentos como em quantidade de pacientes. “Contudo, sem um carro próprio, torna-se inviável manter o serviço de locomoção para pessoas com deficiência, principalmente aquelas que residem em aldeias e assentamentos”.

“A grande maioria dos beneficiários não possui meios de transporte, tornando-se totalmente dependentes da instituição. Portanto, a aquisição do carro adaptado possibilitará a manutenção e expansão dos serviços de transporte, sendo essencial para atuação da entidade e para o bem-estar das pessoas com deficiência atendidas. Isso significa que o atendimento desta reivindicação proporcionará longo alcance social, sobretudo, às pessoas que mais precisam da mão amiga do poder público”, argumenta Renato Câmara.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.