Ivinhema: Confira o resumo da sessão na Câmara Municipal desta semana

Cb image default
Imagem / Divulgação / ACMI

Vereador Estefan solicita operação tapa buracos nas ruas de Ivinhema Na sessão da ultima segunda feira o Vereador Estefan apresentou indicação de numero Nº 002/2018 endereçada Exmo. Senhor Eder Uilson França Lima, Prefeito Municipal de Ivinhema, com cópia ao Ilmo Sr. Adalberto Frésca, Secretário Municipal de Obras para que realize operação tapa-buracos nas ruas e estradas de Ivinhema.

Em sua justificativa o vereador afirmou que a tempos a população de Ivinhema vem sofrendo com a quantidade de buracos existentes pelas ruas da cidade; por isso mesmo solicitou através de indicação para que o prefeito juntamente com o Secretário de Obras realize imediatamente operação tapa-buracos por todas as ruas da cidade e também nas estradas vicinais do nosso munícipio.

Estefan acrescentou ainda em suas explicações que a população Ivinhemense não pode arcar com os custos de perdas e prejuízos em seus automóveis por conta da falta de manutenção nas estradas. 

Estefan teve sua indicação aprovada por unanimidade e afirmou esperar que o prefeito se sensibilize e juntamente com o secretário de obras realize essa operação tapa buracos nas ruas da cidade e também nas estradas vicinais do município. 

Sessões transmitidas ao Vivo O vereador Estefan na mesma sessão ainda apresentou mais uma indicação de sua autoria endereçada ao Indica à Mesa seja endereçada ao Exmo. Senhor Adimilson Lucio de Oliveira, Presidente desta Casa Legislativa, solicitando que sejam transmitidas ao vivo as Sessões da Câmara Municipal de Ivinhema através das emissoras de rádios locais e pela internet através do site oficial da Câmara e página do facebook.

Em sua justificativa Estefan afirmou que a solicitação para transmissão das Sessões da Câmara Municipal de Ivinhema vai no sentido de ampliar ainda mais os canais de comunicação entre o Legislativo e a Comunidade, tornando o trabalho dos vereadores de Ivinhema cada vez mais transparente.

O vereador afirmou ainda sobre a importância das redes sociais na vida das pessoas que com o novo canal de veiculação audiovisual em tempo real das atividades do Poder Legislativo Municipal poderá ser visualizada e ouvida pelos cidadãos ivinhemenses que estejam em qualquer lugar, pelo aparelho de rádio, celular ou computador. Segundo Estefan é de suma importância que a que os cidadãos ivinhemenses fiquem por dentro do que acontece na Casa de Leis.

Além disso, a transmissão sendo realizada pela internet através do Portal da Câmara e facebook, um grande público poderá acompanhar em tempo real as aprovações de projetos, indicações e requerimentos dos vereadores. A presente indicação também teve o apoio de todos os vereadores e agora Estefan aguarda que o presidente faça estudos no sentido de tentar viabilizar de alguma forma as transmissões ao vido das sessões da Câmara Municipal de Ivinhema.

Mudanças no regimento interno da Câmara O Vereador Estefan ainda apresentou requerimento à Mesa que seja endereçado expediente ao Exmo. Senhor Admilson Lucio de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Ivinhema solicitando que o mesmo possa constituir uma Comissão Especial para revisar, atualizar e modificar o Regimento Interno da Câmara.

Em sua justificativa Estefan acrescentou que O art. 49 do Regimento Interno dita que “As Comissões Especiais da Câmara serão constituídas atendendo requerimento escrito apresentado por 1/3 (um terço) de seus membros e terão suas finalidades especificadas na resolução que constituir, cessando suas funções quando finalizadas as deliberações sobre o objetivo proposto”.

Na opinião do vereador há muitas concepções que destoam com a realidade atual, por isso é necessário ampliar os espaços para debates que são ferramentas para um regime democrático.

O requerimento do vereador Estefan também foi aprovado por unanimidade na sessão da ultima segunda feira e agora segue para análise do setor jurídico e da presidência da Câmara municipal de Ivinhema. Juliano Ferro pede que transporte Escolar Continue percorrendo as glebas no período Matutino Na sessão da ultima segunda feira na Câmara municipal de Ivinhema o vereador Juliano Ferro apresentou indicação endereçada ao Exmo. Senhor Eder Uilson França Lima, Prefeito Municipal, objetivando sejam desenvolvidos esforços para que o transporte escolar continue percorrendo as Glebas do Município no período matutino. 

Em suas justificativas o vereador afirmou que o Poder Executivo é responsável em garantir aos alunos que residem na zona rural, o direito ao deslocamento e acesso à escola pública, assegurando a igualdade de condições. 

Juliano afirmou ainda que foi procurado por vários pais e alunos que estavam preocupados com essa questão do transporte escolar e atendendo a essa população é que o mesmo apresentou indicação e afirmou esperar que o prefeito se sensibilize com essa situação e traga uma solução o mais rápido possível para esse problema. 50% de subsídio no auxílio transporte aos universitários Juliano Ferro ainda apresentou indicação de numero 005/2018 Endereçada Exmo. Senhor Eder Uilson França Lima, Prefeito Municipal, para que promova esforços no sentido de conceder 50% (cinquenta por cento) de subsídio no auxílio transporte aos universitários que estudam em outros municípios. 

Em sua justificativa Juliano afirmou que A presente indicação vem de encontro atender as reivindicações dos universitários que se deslocam para outros municípios como Nova Andradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Naviraí e Dourados, ademais o alto valor da mensalidade cobrada paga pelo transporte perfaz um numerário elevado, que não condizem com a situação financeira da maioria dos universitários deste município, além do mais, é um direito dos estudantes garantido por Lei. 

A indicação do vereador foi aprovada por unanimidade e o mesmo afirmou mais uma vez esperar que o prefeito analise com carinho essa possibilidade para que dessa forma possa ajudar um pouco mais os universitários que já passam por muitos apertos para conseguir se manter firme no seu propósito que não é nada fácil, e que muitas vezes uma pequena ajuda pode fazer uma grande diferença.

 Juliano cobra Recapeamento na extensão da Avenida Antonio Travain. Através de indicação de numero 003/ o vereador Juliano Ferro solicitou do prefeito municipal Eder Uilson França Lima, com cópia ao Sr Adalberto Frésca, Secretário municipal de Obras, solicitando o Recapeamento asfáltico na extensão da Avenida Antonio Travain, sentido C.C.I. (Centro de Convivência do Idoso) até o Projeto Nova Jerusalém. Em sua justificativa o vereador afirmou que a presente indicação vem de encontro a atender pedidos dos moradores daquela localidade que estão preocupados com os riscos de acidentes. Juliano Ferro afirmou ainda que a demora em tomar providencias agrava ainda mais o estado das vias por isso o vereador apresentou indicação a pedido daqueles moradores e disse esperar que o prefeito possa atender essa solicitação. 

Vereador Gersinho reivindica Patrolamento total em algumas Glebas e reajuste para os professores da rede municipal O Vereador Gersinho apresentou indicação na ultima segunda feira na Câmara Municipal de Ivinhema endereçada Sr. Eder Uilson França Lima, Prefeito Municipal, com cópia ao Sr. Adalberto Frésca, Secretário Municipal de Obras, solicitando dos mesmos que sejam desenvolvidos esforços no sentido de promover o Patrolamento total das Glebas Santa Luzia, Angelina, Itapoã e Vila Alice. 

Em sua justificativa Gersinho afirmou que atualmente as estradas encontram-se sem condições de trafegar, pois quando ocorrem fortes chuvas, formam-se grandes poças d’água e quando secam grande quantidade de areia que também causa transtornos para quem passa pelas estradas. O vereador ainda destacou a importância dessas estradas que além de usadas para transportes de alunos e das famílias que por ali residem também são fundamentais no escoamento de produção por isso 

Gersinho solicitou das autoridades competentes que façam o possível para que esse patrolamento chegue o quanto antes a essas glebas. Reajuste para os professores Tramitou ainda na Câmara municipal na ultima segunda feira projeto de Lei de Autoria do Vereador Gersinho que dispõe sobre reajuste nos vencimentos dos professores da rede municipal de ensino. Ivonete Mendonça quer a Escola Agrícola totalmente reformada 

A vereadora Ivonete Mendonça apresentou indicação na Câmara Municipal endereçada ao Exmo. Sr. Pedro Chaves (PSC/MS), Senador da República por Mato Grosso do Sul, com cópia ao Exmo. Sr. Eder Uilson França Lima, Prefeito Municipal, para que seja promovidos esforços no sentido de viabilizar Recursos para reforma da Escola Municipal Rural Benedita Figueiró, Vila Cristina. 

Ivonete afirmou em sua justificativa que a presente indicação objetiva melhorar a qualidade de atividades educativas aos alunos. Segundo a vereadora, a referida escola necessita de ampla reforma em sua estrutura física, e que no decorrer do passar dos anos está causando sérios transtornos aos alunos, professores e funcionários que utilizam suas dependências diariamente.

Ivonete Mendonça afirmou ainda não ter duvidas que com a reforma, irá proporcionar à comunidade, um ensino de melhor qualidade e a estrutura adequada fisicamente proporcionará aprendizado com mais conforto e segurança aos nossos alunos, além de melhores condições de trabalho aos profissionais da educação. A vereadora disse estar otimista em ter sua indicação atendida e que espera que o Senador possa se sensibilizar e juntamente com o prefeito municipal viabilizar recursos para essa tão sonhada reforma. 

Dr Messias solicita placas de Sinalização em cruzamento de avenidas O vereador Dr Messias apresentou requerimento na ultima segunda feira endereçado Exmo. Senhor Eder Uilson França Lima, Prefeito Municipal, com cópia ao Ilmo Sr. João Paulo Hidalgo de Moraes, Diretor do DEMTRIVI, solicitando seja instalado placas de sinalização de PARE no cruzamento das Avenidas Reinaldo Massi com a Avenida Ronaldo Padovan Branquinho, entre a Igreja Católica e o Fórum. Segundo o vereador a providência se faz necessária tendo vista confusão que se estabelece naquele local nos dias de maior movimento, em que pesem as marcações existentes no solo. Asfaltamento em rua do Solar do Vale

 Na mesma sessão o vereador Dr Messias ainda apresentou um segundo requerimento endereçado ao Exmo. Senhor Eder Uilson França Lima, Prefeito Municipal, com cópia ao Ilmo Sr. Adalberto Frésca, Secretário Municipal de Obras, para que seja feito o asfaltamento do trecho da Estrada Municipal PV 14, no trecho que dá acesso à Avenida Ataide Teodoro de Oliveira, no Bairro Solar do Vale, próximo ao estabelecimento de evento Elegance. 

Em sua justificativa Dr Messias afirmou que providência se faz necessária tendo vista a dificuldade de acesso dos moradores que utilizam aquela entrada que em dias de chuva, além do barro, formam verdadeiras crateras naquele local. 

Segundo o vereador ali é um local de muito movimento sem contar o investimento feito pelo proprietário para oferecer um local de qualidade onde são realizadas festas importantes e os frequentadores acabam tendo sérios problemas de locomoção para chegar até o referido estabelecimento. 

Vereador Marcio Alves reivindica a construção de Campo de futebol no Bairro Triquinã 

Preocupado com a falta de opções para pratica de esportes no Bairro Triquinã o vereador Marcio Alves apresentou requerimento na Câmara Municipal endereçado Exmo Senhor Eder Uilson França Lima, Prefeito Municipal, para que promova esforços no sentido de viabilizar a construção de um Campo de Futebol no bairro Triguenã. 

Segundo o vereador é muito importante que o poder público tenha essa preocupação em oferecer locais para a pratica de esportes para que a nossa juventude possa ter mais opções de lazer e entretenimento. Marcio afirmou em sua justificativa estar tão empenhado na construção deste campo que pediu inclusive autorização do poder executivo para que caso não possa realizar esta obra o autorize a realiza-la com recursos próprios de inciativa privada. 

Caso não seja possível o poder executivo construir esse campo peço autorização para que eu faça utilizando o meu próprio salário finalizou o vereador. Instalação de aparelhos de Ar Condicionado Marcio Alves ainda apresentou indicação de sua autoria endereçada Exmo Senhor Eder Uilson França Lima, Prefeito Municipal, para que promova esforços no sentido de viabilizar a instalação dos aparelhos de ar condicionado nas salas de aula da Escola Municipal Rural José do Patrocínio e a energia elétrica na quadra poliesportiva que se encontra edificada junto à escola, na Gleba Ouro Verde.

 Marcio explicou em suas justificativas que a presente indicação vem de encontro a atender a reivindicação dos moradores daquela localidade e principalmente dos alunos uma vez que o ano letivo já se iniciou e os aparelhos adquiridos ainda não foram instalados. 

Marcio Alves ainda pediu empenho das autoridades competentes no sentido de atender os moradores da Gleba Ouro Verde que aguardam a liberação do uso da quadra poliesportiva que está finalizada, porém, sem instalação da energia elétrica. Relatório das empresas estabelecidas no Município 

Em outro requerimento de sua autoria o Vereador Marcio Alves solicitou a mesa que seja endereçado expediente ao Exmo. Senhor Jaime Elias Verruck, Secretário de Estado do (SEPROTUR), objetivando seja encaminhado à essa Casa de Leis um relatório com todas as empresas estabelecidas no Município de Ivinhema/MS que tenham recebido incentivos fiscais entre os anos de 2005 até a presente data. 

Marcio explicou em sua justificativa que o objetivo deste requerimento é no sentido de obter mais informações para que o poder legislativo possa exercer a devida fiscalização das empresas beneficiadas com incentivos fiscais no período relacionado. 

Professor Eduardo reivindica Tapa Buracos na Avenida Manoel Gouveia Preocupado com o tamanho e o perigo que alguns buracos estão oferecendo aos moradores da cidade, o vereador Professor Eduardo apresentou indicação na ultima segunda feira na Câmara municipal ao Exmo. Sr. Eder Uilson França Lima, Prefeito Municipal, com cópia ao Ilmo. Sr. Adalberto Frésca, Secretário Municipal de Obras, Transportes e Serviços Urbanos, objetivando que sejam desenvolvidos esforços no sentido de promover operação tapa buracos na Avenida Manoel Gouveia que dá acesso ao bairro Triguenã. 

Professor Eduardo explicou em sua justificativa que o local está oferecendo sérios perigos e causando transtornos e prejuízos aos condutores de veículos. 

O vereador afirmou ainda entender perfeitamente a situação do município que vive um período de chuvas intensas e que por isso muitos trabalhos são realizados e em seguidas carregados pela força das aguas, porem segundo ele existem alguns pontos críticos que é preciso uma atenção especial; no caso da Avenida Manoel Gouveia que dá acesso ao bairro Triguenã o perigo é constante caso um motorista ou um motociclista não conheça aquela localidade corre sérios riscos de sofrer um acidente grave. 

O vereador finalizou afirmando que espera sensibilizar o prefeito e também o secretário de obras para que façam o possível no sentido de resolver esse problema a atender mais essa reivindicação. 

Claudião da Saúde cobra Patrolamento nas ruas de Amandina 

O vereador Claudião da saúde apresentou indicação na ultima segunda feira solicitando da Mesa seja endereçado expediente ao Exmo. Sr. Eder Uilson França Lima, com cópia ao Ilmo Sr. Adalberto Frésca, Secretário Municipal de Obras, para que promovam o patrolamento e recuperação das ruas do Distrito de Amandina. 

Em sua justificativa Claudião explicou que devido as fortes chuvas dos últimos dias ocorreram vários danos que estão trazendo transtornos a população de Amandina. O vereador afirmou em sua participação no Programa Câmara em Destaque que tem cobrado constantemente a secretaria de obras para que realize esse trabalho o mais rápido possível; porém no Distrito de Amandina já choveu mais de 200 mm e isso inviabiliza qualquer trabalho de recuperação de estradas; Se tivesse sido feito qualquer reparo nessas estradas teríamos perdido tempo e material porque é impossível as nossas estradas suportarem um volume de chuva deste porte; 

Claudião afirmou ter recebido a garantia do Secretário de obras que assim que as chuvas diminuírem os maquinários irão para Amandina realizar esses trabalhos. É importante que a nossa população saiba que estamos na luta, trabalhando diuturnamente tentando de todas as formas para buscar melhorias para o nosso distrito e Assentamento; agora é aguardar que as chuvas possam dar uma trégua para que os trabalhos possam ser realizados finalizou o vereador Claudião da Saúde.

Presidente Adimilson Fotógrafo destaca projetos aprovados e acredita em um ano de muitas conquistas Ao final da sessão da Câmara municipal de Ivinhema realizada na ultima segunda feira o Presidente do legislativo Vereador Adimilson Fotógrafo falou do início dos trabalhos na primeira sessão ordinária do ano. Fotógrafo destacou o empenho dos vereadores em dar agilidade em projetos importantes que se fossem seguir o protocolo normal poderia demorar de 15 a 20 dias para serem aprovados, mais com um bom entendimento entre os Edis os projetos foram aprovados em regime de urgência em uma única discussão e única votação.

Entre esses projetos o presidente destacou o de numero 004 que dispõe sobre auxilio transporte universitário. Fotógrafo explicou que em outros anos esse projeto acabou atrasando, os alunos começaram o ano letivo o tempo foi passando e o atraso na liberação do auxilio foi inevitável, porém esse ano o presidente solicitou do prefeito municipal logo no começo do ano que o projeto fosse enviado em regime de urgência que foi aprovado também em regime de urgência para que essa ajuda seja liberada o mais rápido possível.

Outro projeto importante destacado pelo presidente Adimilson Fotógrafo trata-se do reajuste dos professores da rede municipal de ensino.

Falando ao programa Câmara em destaque na ultima terça feira o presidente afirmou estar otimista em relação ao ano legislativo para 2018; segundo o presidente embora seja um ano de eleições e copa do mundo que normalmente acaba travando a liberação de alguns recursos, disse estar otimista porque olhando por outro lado acredita que por se tratar de um ano de eleições haverá um empenho maior dos deputados e senadores em liberar suas emendas porque estes terão que apresentar o seu trabalho para a sociedade.

Acredito que será um ano de muitas vitórias e conquistas importantes para o nosso município; temos muitas emendas para serem liberadas e esses recursos farão com que várias obras tenham andamento em nosso município melhorando assim a qualidade de vida das pessoas finalizou o presidente Adimilson Fotógrafo.

PGlmcmFtZSBpZD0iX2J6bnZ1dG9wNiIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9OaTNNbUlBRDU2bz9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.