Deputado Renato defende ponto de equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental

Formado em Agronomia e também Técnico em Agropecuária, o vice-presidente da ALEMS, Renato Câmara, é o único deputado estadual engenheiro agrônomo na Casa de Leis de MS

Cb image default
Deputado estadual Renato Câmara, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALEMS. Foto: Igor Silva

Formado em agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Dourados, atual UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e também Técnico em Agropecuária pela Fundação Bradesco, em Bodoquena, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de MS (ALEMS), Renato Câmara (MDB), é o único deputado estadual engenheiro agrônomo na Casa de Leis de MS.

Neste contexto, Renato Câmara é entusiasta natural do agronegócio e dos pequenos produtores rurais. Por isso, está encampando em seu mandato uma das maiores lutas em defesa do setor produtivo e do ecossistema: “o ponto de equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação ambiental em todo o estado de Mato Grosso do Sul”, afirma o parlamentar.

Coordenador e presidente das frentes parlamentares ligadas à produção: Desenvolvimento da Suinocultura; do Leite; e da Avicultura; e frentes ligadas ao meio ambiente: dos Recursos Hídricos; Desenvolvimento das Unidades de Conservação Ambiental; e Regularização Fundiária, o deputado também é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALEMS.

“Realizamos a reunião da Comissão de Meio Ambiente e está claro em nossa mente que aliando a produção com a preservação, teremos um Estado muito mais próspero, desenvolvido e ambientalmente equilibrado. Consideramos, e estamos convictos de que é possível conciliar a agropecuária e atividade agroindustrial com o meio ambiente através da produção ecossustentável. Já temos os mecanismos que regulam legalmente este equilíbrio. Precisamos, juntos, poder público, produtores, moradores, enfim, a sociedade como um todo, pôr em prática as ações inerentes à cada responsabilidade”, analisa o deputado agrônomo.

Na defesa do agronegócio e do homem do campo seja grande ou pequeno produtor rural, Renato observou que as fiscalizações, e incursões com multas só ocorrem quando verificada a displicência e a insistência na inobservância das leis. “Não precisamos de mais leis que enquadrem quem quer produzir alimentos e gerar riquezas para o país. Este não é o objetivo da Comissão. Só é preciso que as regulamentações sejam respeitadas, cumpridas e, onde ocorra a vacância que impossibilite imputar responsabilidades, se a analogia não for suficiente, aí sim, buscarmos solução em novo procedimento legislativo”.

“Vamos continuar firmes, atuando em consonância com os marcos regulatórios, buscando, primeiramente, a conciliação onde exista conflitos, dirimindo as diversas questões, de modo que o agronegócio avance em Mato Grosso do Sul, mas, articulado com as questões ambientais, resguardando áreas de preservação permanentes, nascentes, mananciais, flora e fauna. É com este compromisso, de apoiar o homem do campo e com ação responsável na preservação das riquezas naturais, atuando nas diversas frentes parlamentares que presidimos, vamos contribuir na construção de um Estado muito mais próspero, com ambiente favorável às futuras gerações, sobretudo, através da produção ecossustentável”, sinaliza o deputado Renato Câmara.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.