Confira as reivindicações dos Vereadores de Ivinhema na Sessão Ordinária desta semana

Vereador Marcio Alves pede academia ao ar livre e parque infantil para o Eco Park

O Vereador Marcio Alves fez uma indicação ao prefeito Eder Uilson França Lima, com cópia a Grazielle Machado Deputada Estadual, para que seja promovidos esforços no sentido de destinar recursos através de Emenda Parlamentar, para aquisição de uma Academia ao Ar Livre e um Parque Infantil para o loteamento Eco Park, no município de Ivinhema.

O vereador Marcio Alves justificou que a presente indicação vem de encontro atender aos moradores do loteamento que ainda não se beneficiaram com a instalação da academia ao ar livre e o parque infantil. A academia ao ar livre e o parque infantil trazem benefícios na qualidade de vida dos usuários praticantes de atividades físicas; fator determinante para o progresso e valorização de práticas saudáveis como esporte e lazer.

Em seu segundo requerimento o Vereador Marcio Alves fez um requerimento a Izaias Barbosa, Diretor-Presidente do IPREVI, requerendo informações sobre os parcelamentos efetivados entre o Poder Executivo de Ivinhema e aquele Instituto de Previdência.

O vereador Marcio Alves requer também sejam informados as datas em que se deram tais parcelamos e quais os valores das dívidas acumulados aos 01/01/2004; aos 01/01/2005; aos 01/01/2013 e 01/01/2017.

O vereador Marcio Alves usou a palavra para justificar que a presente propositura vem de encontro com o poder fiscalizador do Vereador, objetivando tomar conhecimento dos parcelamentos realizados pelo município junto ao IPREVI.

O Vereador Marcio Alves fez ainda uma terceira indicação a Eder Uilson França Lima, Prefeito Municipal, com cópia a Adalberto Frésca, Secretário municipal de Obras, Transportes e Serviços Urbanos, solicitando que seja de forma efetiva realizada a manutenção do Campo de Futebol do bairro Vitória, neste município de Ivinhema.

Vereadores solicitam a criação de uma comissão de Ética na Câmara municipal

Os Vereadores Claudião da Saúde, Ivonete Mendonça, Professor Eduardo e Valter Petreli fizeram um requerimento ao Presidente dessa Casa de Leis a fim de que seja criada uma Comissão de Ética no âmbito do Poder Legislativo do Município de Ivinhema.

Os vereadores justificaram que o presente requerimento tem por finalidade a criação da comissão de ética no âmbito desta Casa de Leis, a fim de que eventualmente seja submetido à apreciação das condutas éticas dos vereadores no tocante ao cumprimento do Regimento Interno.

Vereador Dr. Messias solicita adequação e asfaltamento no trevo da usina Adecoagro

O Vereador Dr. Messias Furtado fez uma indicação a Reinaldo Azambuja, Governador do Estado de Mato Grosso do sul, com cópia a Gustavo André Parra, Diretor Executivo de Assessoramento da AGESUL, solicitando a adequação e completo asfaltamento do trevo de acesso á indústria Adecoagro de Ivinhema.

O vereador Dr. Messias Furtado justificou a providência se faz necessária tendo em vista que o local tem um grande fluxo de veículo e as condições não são totalmente

inadequadas para o fluxo de tráfico existente no local o que gera risco de acidentes para as pessoas que transitam naquela rodovia.

Em sua segunda indicação o Vereador Dr. Messias Furtado fez uma indicação a João Grandão Deputado Estadual, solicitando esforços no sentido de viabilizar recursos para a adequação da rede elétrica e aquisição de aparelhos de ar condicionado para a Escola Estadual Senador Filinto Müller, neste município de Ivinhema.

Dr. Messias Furtado justificou que a providência se faz necessária tendo em vista que o colégio tem cobertura de telhas de amianto sem laje o que faz com que as temperaturas no interior das salas de aulas fiquem praticamente insuportáveis em dias quentes.

Em sua terceira indicação o Vereador Dr. Messias Furtado pede a Eder Uilson França Lima, Prefeito do Município de Ivinhema, com cópia a Adalberto Frésca, Secretário Municipal de Obras, solicitando seja efetuado um estudo no sentido de dar continuidade na estrada que passa em frente ao laticínio do Bairro Itapoã, fazendo com que permita ao acesso à estrada a Gleba Piravevê e estrada das farinheiras.

Vereadora Ivonete Mendonça pede redução no valor da taxa de iluminação pública

A Vereadora Ivonete Mendonça indicou a Eder Uilson França Lima, Prefeito Municipal, objetivando que sejam desenvolvidos esforços no sentido de reduzir gradativamente o valor da taxa de iluminação pública, visto que parte da iluminação fora substituída por lâmpadas de Led.

A vereadora Ivonete Mendonça justificou que o valor da taxa na conta de energia da população ainda está alto. Com a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de Led, é fato que se gera uma economia significativa para o Município, deste modo, solicito que sejam promovidos estudos para a redução da tarifa de iluminação pública paga pelos ivinhemeses.

A Vereadora Ivonete Mendonça fez uma segunda indicação a Rose Modesto, Vice- Governadora do Estado Mato Grosso do Sul, solicitando que sejam viabilizados Implementos para atender os Pequenos Produtores Rurais da Vila Cristina, Gleba Santa Luzia e o núcleo da Subestação.

Sabe-se que a disponibilidade desses implementos para os pequenos produtores rurais aperfeiçoará o trabalho dos mesmos, bem como permitirá negociações e melhores preços aos pequenos agricultores do Município, haja vista que diminuirá o tempo de produção fazendo que estes tenham igualdade de condições para concorrer com os grandes produtores rurais. E ainda incentivando o homem do campo a permanecer no campo trabalhando para o desenvolvimento de nossa cidade, Estado e País. Portanto há necessidade do Município em atender esses pequenos produtores por se tratar de um número considerável de famílias que necessitam deste apoio.

Vereador Juliano Ferro pede a regularização das casas as margens do Rio Ivinhema

O Vereador Juliano Ferro fez uma indicação ao deputado estadual Zé Teixeira, para que sejam desenvolvidos esforços no sentido de promover a regularização da documentação das casas de veraneio (Ranchos) às margens do Rio Ivinhema.

O vereador Juliano Ferro Usou a palavra durante a sessão pra justificar que a presente proposição vem de encontro atender solicitações dos proprietários.

Vereador Claudião da saúde solicita Gabinete Odontológico para Amandina

O Vereador Claudião da Saúde fez uma indicação ao prefeito Eder Uilson França Lima, com cópia a Elizeu Dionízio, Deputado Federal, para que promova esforços no sentido de viabilizar um Gabinete Odontológico no E.S.F.(Estratégia Saúde da Família) do Distrito de Amandina, município de Ivinhema.

Claudião da Saúde falou durante a sessão que a presente propositura se faz necessária, pois há necessidade de substituir os equipamentos antigos que apresentam problemas atrasando assim o tratamento da população.

Vereador Professor Eduardo pede asfalto para a Rua Yutaka Takegawa em Amandina

O Vereador Professor Eduardo indicou durante a sessão a Eder Uilson França Lima, Prefeito Municipal, objetivando que viabilize recursos para realização da pavimentação asfáltica da Rua Yutaka Takegawa a partir da Rua Adelina Rosa dos Santos em toda sua extensão.

O vereador Professor Eduardo justificou que a presente preposição vem de encontro atender os interesses dos moradores da referida localidade com a implementação de pavimentação asfáltica.

Irani Devetak recebe título de cidadã ivinhemense e homenagem pelos 50 anos como professora

Na noite do dia 09/10 (segunda-feira) a Professora Irani de Oliveira Devetak recebeu da Câmara Municipal de Ivinhema o título de cidadã ivinhemese e homenagem pelos 50 anos como professora no município.

A Sessão Solene aconteceu no Plenário da Casa Legislativa com a participação dos vereadores, familiares da homenageada, ex-alunos, muitos amigos e professores que trabalham com a Tia Irani, assim como ela é gosta de ser chamada.

O autor do projeto Vereador Estefan Martins Lopes resumiu a celebração com as seguintes palavras: “A Tia Irani é uma pessoa iluminada e que merecia uma justa homenagem pelos 50 anos de dedicação à educação, a sua história se mistura à história do nosso município, uma grande profissional que contribui até hoje de forma efetiva para nossa sociedade.”

Biografia

Irani de Oliveira Devetak, filha de Ataíde Teodoro de Oliveira e Guilhermina Bessa de Oliveira, cresceu em meio às pessoas que trabalhavam no engenho de seus pais, no quintal de sua casa. Cresceu entre os cafezais ajudando nas horas vagas, depois da escola. Na época da colheita, a pequena Irani ajudava limpando os troncos dos pés de café, enquanto isso, seu pai sonhava em ampliar a propriedade, mas para isso teriam que mudar para o sertão. Ele visitou Goiás, Minas Gerais, o litoral paulista e até Mato Grosso. Ivinhema foi paixão à primeira vista! Sua mãe relutava. Irani e seus irmãos tinham medo das onças e dos paraguaios. A decisão do patriarca prevaleceu. Assim, em agosto de 1966 a família chegou em Ivinhema, onde se instalaram na Gleba Cristalino.

Em fevereiro de 1967, a família recebeu a visita do prefeito Sr. Luiz Grandi, acompanhado do Sr. Deolindo, compadre de seus pais. Entre a conversa e um cafezinho, o prefeito comentou que queria abrir uma escola, pois ali havia muitas crianças sem aula, mas era difícil uma professora. Quando soube que Irani tinha terminado a 4ª série, disse: “Pronto, já temos uma professora!”. Irani quase desmaiou de surpresa e emoção. Logo em seguida, agendaram uma visita para que seu pai a levasse para a cidade a fim de conhecer e pegar instruções com a supervisora das escolas rurais, a senhora Alice Vaz de Melo. Duas semanas depois, Irani e seu pai estavam visitando as famílias com a idade escolar. Ela mesmo fazia a matrícula e seu pai passava uma lista onde o prefeito pedia a doação de uma árvore para a construção da escola. Um dos primeiros alunos matriculados foi o André Molina Neto, entre uma turma de 34 alunos.

Assim, no dia 22 de abril de 1967 aconteceu a inauguração da Escola Castro Alves, na Gleba Cristalino – Núcleo Angelina, onde foi celebrada uma missa pelo Padre Luís, da cidade de Glória de Dourados, com a presença das crianças, pais, prefeito Luís Grandi, da supervisora Alice Vaz de Melo e a família da nova professora Irani de Oliveira Devetak. O padre a abençoou proclamando as seguintes palavras “Eu te abençoo e te consagro professora Irani, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, Amém!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.