Ivinhema – Homem de 54 anos é o primeiro registro de morte por dengue no município em 2020

Estado registra mais duas mortes por dengue em uma semana

Cb image default

Mato Grosso do Sul registrou mais duas mortes por dengue, conforme o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgado nesta quarta-feira (10). O levantamento é divulgado semanalmente, toda quarta-feira e no comparativo com a semana anterior (dia 03), o número de vítimas fatais passou de 37 para 39 (dados dia 10).

Os casos ocorreram em Ponta Porã e Ivinhema. Diante do registro, a cidade situada na fronteira do Brasil com Paraguai passa a ter dois óbitos ocorridos pela doença em 2020. Em Ivinhema é o primeiro registro de morte por dengue neste ano.

A recente vítima fatal em Ponta Porã foi um homem de 43 anos. O início dos sintomas do foi no dia 18 de maio e o óbito ocorreu no dia 30 do mesmo mês, no entanto, a divulgação do mesmo ocorreu apenas hoje. Como comorbidades, a vítima possuía diabetes e hipertensão.

No caso ocorrido em Ivinhema, trata-se de um homem que tinha 54 anos e apresentou os sintomas no dia 16 de abril e morreu no dia 18 do mesmo mês. Não há relatos de comorbidades. O caso também foi divulgado apenas hoje.

Do total dos óbitos registrados em MS (39), além dos recentes citados (2 em Ponta Porã e 1 em Ivinhema), 4 em Corumbá, 7 ocorreram em Campo Grande, 3 em Dourados, 3 em Naviraí, 2 em Caarapó, 2 em Mundo Novo, 2 em Chapadão do Sul e Pedro Gomes, Costa Rica, Paranaíba, Cassilândia, São Gabriel do Oeste, Aquidauana, Bodoquena, Sidrolândia, Nova Andradina, Itaporã, Laguna Carapã, Itaquiraí e Sete Quedas.

O levantamento destaca ainda que das 39 vítimas fatais, 24 possuíam comorbidades.

São 30.507 pessoas infectadas pela doença em 2020 no Estado, levando em consideração critérios epidemiológicos e laboratoriais.

Já o número de casos notificados alcança 61.404.

Cb image default

Alta incidência

Todas as cidades de Mato Grosso do Sul se encontram com alta incidência da doença, assim considerado quando o número de casos passa de 300 a cada 100 mil habitantes.

No “topo” das cidades com maior incidência da doença está: Douradina (6.718,4), São Gabriel do Oeste (6.492,1), Novo Horizonte do Sul (6.397,5), Anaurilândia (6.043,2).

Maior número de casos

Em relação a maior quantidade de casos confirmados, figura no “topo”, Campo Grande, com 9.285, Três Lagoas, 2616, Amambai, 1.282, Ponta Porã 1.268, Dourados, 1104.

Óbitos em Dourados

Conforme mostrado pelo Dourados News, os óbitos na segunda maior cidade de MS, foram de um homem de 46 anos, que tinha como comorbidade hipertensão, uma mulher de 61 anos e uma menina de 10 anos, sendo que ambas não possuíam comorbidades relatadas.

Prevenção

Assim como a chikungunya e zika vírus, a dengue é transmitida pela picada do mosquito aedes aegypti. A forma de prevenção da doença baseia-se em coibir a reprodução do vetor eliminando seus criadouros, recipientes que acumulam água dos quintais, terrenos e etc.Via DouradosNews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.