PMA apreende caminhão com carvão ilegal e aplica multa de R$ 18 mil em proprietária da carga ilegal

Cb image default
Imagens: (Divulgação/PMA)

Durante fiscalização ambiental hoje (24) à tarde, na rodovia MS-134 no município de Nova Andradina, Policiais Militares Ambientais de Batayporã, que trabalham na operação Carnaval, abordaram um veículo Mercedes Benz, que transportava ilegalmente uma carga com 60 m³ de carvão proveniente de madeira nativa. A carga era transportada sem o Documento de Origem Florestal (DOF) e com a nota fiscal como se fosse produto de eucalipto.

O transporte de carvão proveniente de madeira nativa como se fosse produto de madeira de eucalipto visa a tentar burlar a fiscalização, tendo em vista, que para produto fabricado com madeira de floresta plantada não precisa de DOF, que é o documento ambiental para o transporte e armazenamento de qualquer produto da flora. Quando isso ocorre é porque normalmente o carvão é de madeira nativa de exploração ilegal.

Diante da irregularidade, a proprietária do carvão ilegal, uma mulher de 52 anos, com domicílio em Nova Andradina, foi autuada administrativamente e recebeu multa de R$ 18 mil reais. O carvão e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina e a infratora responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.