Comerciantes constatam a presença de notas falsas em Nova Andradina

Saiba o que fazer caso recebe alguma cédula falsificada

Cb image default

Neste início de mês, alguns empresários de Nova Andradina afirmaram ter recebido notas falsas no comércio local. Pelas redes sociais, as vítimas alertam as pessoas para que tomem cuidado ao efetuarem transações monetárias devido ao risco de acabarem recebendo cédulas falsificadas.

Um dos exemplos disso é um vídeo postado no Facebook nesta terça-feira (02) por um vendedor de churros da cidade. Na filmagem ele afirma ter recebido uma nota falsificada de R$ 50.

O comerciante disse que quando recebeu o dinheiro não percebeu nada de anormal e que só constatou que a cédula não era autêntica ao pegá-la para pagar uma conta, momento em que, ao utilizar a caneta de teste, ficou comprovada a falsificação.

Orientações

Segundo o Banco Central, as pessoas devem ficar atentas e não aceitarem notas com indícios ou suspeitas de falsificação. Caso pegue, sem perceber, o cidadão, assim que descobrir a fraude, deve procurar uma agência bancária e entregar a nota, que será encaminhada para análise.

Os dados da pessoa serão anotados e, caso a nota seja verdadeira, o dinheiro volta para o cidadão, porém, se ficar comprovada a falsificação, a vítima terá que amargar o prejuízo.

Já se a cédula falsa for sacada em alguma agência bancária, o cliente deve procurar imediatamente algum funcionário do banco e relatar o ocorrido, sendo que, neste caso, ele poderá ser ressarcido.

A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Além disso, a pessoa que tentar colocar uma cédula falsa em circulação após tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de seis meses a dois anos de detenção.

Para evitar transtornos e prejuízos, é importante que as pessoas utilizem dispositivos de segurança, como canetas especiais, para testar a autenticidade das notas.

Com imagem e informações do Nova News

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.