SES desmente fake news e esclarece vídeo de camas hospitalares guardadas no Albano Franco

O Governo do Estado informou que não foi divulgada o autor do vídeo e que a divulgação está sendo investigada

Cb image default

Um vídeo gravado dentro do Centro de Convenções Albano Franco mostrando macas e materiais da Secretaria Estadual de Saúde foi divulgado como se fossem leitos desmontados. As imagens foram divulgadas nesta segunda-feira (1) após o homem, que não se identifica no vídeo, afirmou que aqui estamos em lockdown, enquanto o Governo Federal envia dinheiro.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde esclareceu que o Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande tem parte de seu espaço utilizado como depósito para EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), tanto aqueles adquiridos pelo governo do Estado quanto para os que foram doados por empresas.

“Naquele local, cedido gentilmente pela FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) como parte da parceria de trabalho no combate à Covid-19, estão armazenados, por exemplo, aventais, máscaras, luvas, etc, que são destinados, à medida do necessário, para as demandas de hospitais e municípios, tanto da capital quanto do interior”, explicaram na nota que ainda pontou que o local também está servindo de depósito das camas hospitalares que foram utilizadas, no ano passado, para a montagem dos hospitais de campanha em Campo Grande (no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul – HRMS) e em Ponta Porã (Hospital Regional Dr. José de Simone Netto).

Ainda segundo a informação da SES, as duas estruturas foram desativadas ainda no ano passado e as camas hospitalares estão agora depositadas no espaço do Centro de Convenções, tendo em vista judicialização do pagamento das mesmas que encontra-se em andamento.

“A Secretaria de Estado de Saúde esclarece, ainda, que os recursos próprios do Estado, ou mesmo as transferências do governo federal são utilizados de forma responsável e transparente, tanto que os repasses federais para tratamento da Covid-19 foram encaminhados aos municípios ou utilizados na compra de equipamentos para distribuição a unidades hospitalares no combate à Covid-19, tendo os valores ou aquisições sido amplamente divulgados por ocasião dos pagamentos”, finalizaram.

O Governo do Estado informou que não foi divulgada o autor do vídeo e que a divulgação está sendo investigada.

É preciso lembrar ainda que, leitos não se fazem só de macas e equipamentos, mas também de pessoas, médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, terapeutas em geral, servidores da saúde e que estas pessoas estão morrendo na linha de frente contra a COVID-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.