MS é o estado que mais avançou na capacidade de investir em tecnologia

Mato Grosso do Sul subiu 11 posições neste indicador, mostra pesquisa

Cb image default

Mato Grosso do Sul é o estado que mais evoluiu em investimento para inovação. Conforme o Índice de Inovação dos Estados, desenvolvido pela Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), Mato Grosso do Sul foi destaque em Investimento e Financiamento Público em Ciência e Tecnologia, ao subir 11 posições e alcançar o 8° lugar nacional.

Rondônia também apresentou desempenho expressivo nesse indicador, avançando 10 posições e ocupando a 17ª colocação.

A 7ª edição do estudo foi feita em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), com o apoio da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e do Sebrae Nacional.

No geral, entre 2021 e 2025, Mato Grosso do Sul também foi o estado que mais subiu de posição e está em 11° lugar. O Estado avançou cinco posições.

No indicador "Capacidade", MS está em 8° lugar. No indicador "Infraestrutura", Mato Grosso do Sul subiu oito posições, ficando em 11° lugar. Goiás também subiu oito posições e está em 14º lugar. Alagoas subiu 11 posições e ocupa a 9ª colocação.

No índice de "Resultados", MS subiu quatro posições e se configura como o 14° lugar neste indicador.

No recorte de "Capital Humano – Graduação", Mato Grosso do Sul está em 14° lugar; "Capital Humano - Pós-graduação" e o indicador de "Inserção de Mestres e Doutores", o Estado ficou em 16° lugar.

No quesito “Instituições”, MS está em 5° lugar. Este termo pode ser compreendido como a estrutura de incentivos para as decisões dos agentes econômicos.

No indicador de “Competitividade Global”, que visa mensurar as exportações e importações de alta e média intensidade tecnológica, MS está em 10° lugar. Em “Empreendedorismo”, Mato Grosso do Sul está em 8°; “Produção Científica”, 8°; “Intensidade Tecnológica e Criativa”, 20° lugar; “Propriedade intelectual”, 15º; e "Sustentabilidade Ambiental", 17° lugar.

Brasil - São Paulo figura como o estado mais inovador do Brasil. O estudo aponta a liderança em oito dos doze indicadores avaliados. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul ocupam a 2ª e a 3ª posição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.