O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) publicou, na edição desta segunda-feira (13) do DOE (Diário Oficial do Estado), portaria que altera o calendário anual de licenciamento de veículos para 2026.
A principal mudança atinge os veículos com placas de final 1 a 5, cujos prazos passam a começar a partir de junho. Os demais finais permanecem sem alteração. Com isso, o novo cronograma fica definido da seguinte forma: finais 1, 2 e 3 em junho; finais 4, 5 e 6 em julho; finais 7 e 8 em agosto; final 9 em setembro; e final 0 em outubro.
Conforme o Detran-MS, a alteração foi necessária para evitar transtornos durante o processo de licenciamento. O órgão identificou inconsistências na comunicação entre os sistemas da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), responsável pelo IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), e do próprio Detran, o que poderia impedir, em alguns casos, a emissão do CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico), mesmo para contribuintes com parcelas em dia.
Segundo o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a medida busca evitar prejuízos aos motoristas. Quem tem parcelamentos em andamento poderá circular sem risco de retenção durante as fiscalizações. “Nosso objetivo é garantir que quem está em dia com suas obrigações não enfrente dificuldades no acesso ao serviço”, afirmou.









Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.