Doze pessoas infectadas pelo coronavírus ficam “curadas” após quarentena

Dos 36 casos confirmados até o dia 29 de março em MS, 12 são de pacientes que já finalizaram a quarentena e estão sem os sintomas do coronavírus

Cb image default
Evolução dos casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul

Das 36 pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19) até o balanço divulgado neste domingo (29/3), 12 já são consideradas “curadas” da doença em Mato Grosso do Sul, já que finalizaram a quarentena e estão sem os sintomas, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

“Numa linguagem popular, podemos dizer que esses pacientes estão curados. Estamos falando também de pessoas que deixaram a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e passaram para um quarto ou isolamento domiciliar”, disse o secretário Geraldo Resende, demonstrando que há pacientes que resistem ao vírus. Não são assintomáticos, porém resistem porque não têm comorbidades.

Pelo protocolo do Ministério da Saúde, se o paciente finalizou a quarentena e teve liberação de um profissional, é considerado curado. Do total de pessoas com a doença, 20 ainda estão em isolamento domiciliar e quatro estão internadas.

Os casos de pacientes internados são considerados graves. São três em Campo Grande e um em Dourados. Os novos casos confirmados em Campo Grande são de mulheres de 44, 26 e 32 anos que estiveram em São Paulo, e de uma jovem de 22 anos, que esteve em viagem por Estados Unidos, França e Suíça. O quinto novo caso é de uma mulher de 59 anos que contraiu a doença na Bélgica, irmã da paciente internada em estado grave em Dourados. Todas elas estão em isolamento domiciliar.

A maioria dos casos está concentrada em Campo Grande, de pessoas que estiveram na Inglaterra e Espanha e tiveram contatos com pessoas já infectadas pelo vírus. Além da Capital, as cidades de Sidrolândia, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Batayporã e Dourados também registraram casos de Covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.