Doses da vacina pentavalente chegam a Mato Grosso do Sul neste sábado

O estado receberá 15 mil doses, que serão distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde aos municípios na próxima semana

Cb image default
Estoque da vacina pentavalente estava zerado em Mato Grosso do Sul (Foto: Paulo Francis/ Arquivo)

Após o anúncio do Ministério da Saúde da regularização do estoque, 15 mil doses da vacina pentavalente chegarão a Mato Grosso do Sul na tarde desta sexta-feira (10). Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), as doses serão encaminhadas aos municípios na próxima semana.

Em Mato Grosso do Sul o estoque estava zerado. Em Campo Grande a última remessa regular foi recebida em novembro do ano passado, mas de acordo com informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), a quantidade não foi suficiente para abastecer a demanda reprimida.

A oferta da vacina esteva irregular devido a problemas com o fornecedor. As doses são adquiridas via OPAS (Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde) porque não existe laboratório produtor da vacina no Brasil.

Em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) foram reprovados no teste de qualidade do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) e análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em agosto, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, na época, não havia disponibilidade imediata.

Pentavalente - A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma e garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. As crianças devem tomar as doses aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.