Dia das Crianças deve movimentar R$ 132 milhões na economia do Estado

Sul-mato-grossenses pretendem gastar mais com presentes do que no ano passado

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Brinquedos são principais opções para presentear.

Dia das crianças, comemorado no dia 12 de outubro, deve movimentar aproximadamente R$ 132 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, montante 1,34% maior do que no passado, quando gasto foi de R$ 130,1 milhões. Dados são de pesquisa de intenção de compra, divulgado nesta segunda-feira (30), pela Fecomércio e Sebrae.

O valor médio do presente no Estado será de R$ 154,01 que também representa aumento na comparação com o mesmo período de 2018, quando famílias pretendiam gastar, em média, R$ 138,62 com as lembrancinhas. No total, compras de presentes devem injetar R$ 97,18 milhões na economia sul-mato-grossense.

Quanto as comemorações, gasto deve ser R$ 34,74 milhões, com valor médio de R$ 109,58 por família. A preferência de comemoração para a data é por atividades de lazer ou interação com a criança, principalmente ao ar livre.

Conforme a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio, Daniela Dias, o aumento na intenção de gastos aponta que muitas famílias irão presentear e ainda comemorar a data.

“As famílias até abrem mão das comemorações, para reduzir os gastos, mas do presente não. E neste ano percebemos um aumento no número de pessoas que vão presentear e do gasto médio com presentes”, explica a economista.

Comércio

O comércio deve ter maior movimento na próxima semana, devido a 70% dos entrevistados afirmarem que preferem comprar na semana do evento e, antes de fechar a compra, devem fazer pesquisa de preço. Dinheiro e cartão de débito são a preferência da maioria para o pagamento.

Brinquedos, roupas e calçados são os itens preferidos para presentear, sendo os filhos sobrinhos e netos os mais presenteados.

Presidente do IPF/MS, Edison Araújo, afirma que, com base no que o consumidor leva em conta na hora da compra, que são produto, preço e atendimento, nesta ordem, os comerciantes devem se atentar para atrair o consumidor.

“Conhecer a preferência do consumidor é fundamental para que o empresário atenda às suas expectativas. Nesse caso, investir em produtos de qualidade, aliado ao bom preço”, avaliou.

Levantamento foi realizado entre os dias 13 e 23 de setembro, nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Ladário, Bonito, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

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