Cidades de Mato Grosso do Sul estão entre as mais quentes do País

Cb image default
Na segunda-feira, Corumbá registrou temperatura de quase 40ºC

Nos últimos dias, Mato Grosso do Sul tem sido uma das regiões mais quentes e secas do País. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a região pantaneira, registrou na última segunda-feira (09) temperatura de 39,1°C, seguida de Aquidauana com 37,4°C e Bonito com 37C°. Na terça-feira (10) novamente a região de Corumbá ficou entre as dez cidades brasileiras com as mais altas temperaturas, com 38,6°C.

Além do calor, o clima seco também tem atingido a maior parte do Estado. A cidade de Costa Rica registrou 20% de umidade do ar na segunda-feira e ficou entre os municípios mais secos do país. Corumbá e Amambai também integram a lista com índices de 21%, e Juti com 22%. Na terça, Amambai seguiu na lista acompanhada de Sidrolândia com 20% e 21%, respectivamente.

Chuva prevista

Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) com base no sistema de previsão global NCEP/NOAA, não há previsão de chuva significativa para os próximos dias. Ao menos até o dia 17 de março (terça-feira), o tempo segue firme em todo Estado, e a expectativa é de baixo acumulado, com volume de chuva de 16 milímetros para grande parte de Mato Grosso do Sul. Exceto na região extremo nordeste, onde as chuvas podem chegar a 70 milímetros, porém sem oferecer risco a população.

A partir do dia 18 de março, as chuvas devem retornar gradativamente ao Estado. Neste período, há possibilidade de elevação das chuvas em Mato Grosso do Sul, e os acumulados podem variar entre 30 a 60 milímetros ao longo do período, conforme boletim do Cemtec. “Nas regiões norte e nordeste do Estado, os acumulados poderão ser mais significativos do que nas demais áreas, entretanto ainda não oferece risco a população”.

Umidade do Ar

O tempo seco requer alguns cuidados com a saúde, pois a baixa umidade do ar provoca desconfortos como, ressecamento das mucosas e risco de infecções.

Uma das principais recomendações é manter o corpo hidratado, ou seja, ingerir bastante líquido e também usar cremes hidratantes para amenizar o ressecamento da pele, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, usar protetor solar, óculos de sol e fazer refeições leves. Nos ambientes, use umidificador de ar ou toalha umedecida. Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.