11 são presos em operação conjunta das polícias para coibir agiotas

Ação foi motivada por ameaças de morte recebidas por agentes de segurança

Cb image default
Policiais militares carregam detidos na operação para delegacia da cidade. Imagens: (Olimar Gamarra)

Operação “Praeventus”, desencadeada nesta sexta-feira (23) em Rio Brilhante, teve como finalidade de prender suspeitos de integrarem facção criminosa, que realizaram ameaças de morte contra servidores da segurança pública daquela cidade. Ao todo, foram 11 pessoas presas.

Segundo o “Rio Brilhante em Tempo Real”, 11 pessoas foram presas em flagrante, dentre elas, um adolescente de 15 anos que foi apreendido. A grande maioria com envolvimento com tráfico de drogas. Um homem de 41 anos e a esposa de 40 anos, foram presos por porte ilegal de arma de uso permitido e restrito e usura que consiste em cobrar juros, comissões, descontos ou porcentuais de dívidas em dinheiro superiores as permitidas por lei, popularmente conhecido com “agiotagem”. Com eles os polícias apreenderam dois veículos, mais de R$ 30 mil em cheques e notas promissórias, além de uma espingarda e pistola.

Outro casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas e portar droga para consumo pessoal. Dois jovens, 20 e 22 anos, foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Um homem de 40 anos, foi preso por porte de munições de uso permitido, com ele foi apreendido um simulacro de pistola.

Um comerciante de 28 anos, foi autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e contrabando. Na casa e no comércio de sua propriedade no bairro Pró Moradia XIV, os policias localizaram um revólver calibre 38, além de cigarros contrabandeados do Paraguai.

Cb image default

Um rapaz de 25 anos, morador na Vila Maria foi preso com 238 gramas de cocaína.

Outro comerciante morador na Avenida Lourival Barbosa, região central da cidade, também foi preso por tráfico de drogas.

Um adolescente de 15 anos, foi apreendido por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Três carros de passeio foram apreendidos, sendo dois deles na casa do homem suspeito de agiotagem e outro com o rapaz de 28 anos, preso com cocaína. Dois mandados de prisão foram cumpridos durante a operação.

Todos os presos foram ouvidos durante o dia acompanhado de seus respectivos advogados, e devem passar por audiência de custódia na próxima segunda-feira (26), onde o juiz decidirá sobre as prisões. Nenhum dos presos teve o nome divulgado.

O combate ao tráfico de drogas e outros crimes também é o foco do trabalho conjunto entre as forças de segurança do município.

Cb image default

A operação “Praeventus” que em latim significa prevenção contou com cerca de 60 policiais entre civis, delegados de polícia e militares de Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Maracaju, SIG (Setor de Investigações Gerais) de Dourados, DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Dourados, Defron (Delegacia Especializada de Combate a Crimes de Fronteira) e canil da PM de Dourados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.