Eder Chicó pede criação de programa municipal e providencias urgentes em apoio aos produtores de mandioca

Cb image default
Eder Chicó. Imagem / Reprodução / A.C.M.I.

Durante a 23ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na noite da segunda-feira (11/8), o vereador Ederson Reginato Stolf, fez indicação a Juliano Ferro Barros Donato – Prefeito Municipal, para que seja criado um programa municipal específico de manutenção preventiva das estradas vicinais, da zona rural, com cronograma técnico anual, visando preservar a boa trafegabilidade e garantir o escoamento da produção agrícola e o transporte escolar de forma segura e contínua.

“Essa indicação que vem de encontro com a situação que o município hoje vem passando das excelentes estradas que hoje vem sendo levantadas no município, vem ficando muito boa, e eu, se já eu tive conversando com o Juliano, tem mais do Zeca, se era possível criar um programa de controle desse patrolamento, para estar sempre dando manutenção em uma época devida, a gente sabe que é difícil, porque me enfrenta chuvas também e ir em horas das estradas, mas tenho certeza aí que pode economizar muito dinheiro público se fazer um programa desse”, justifica Chicó.

Em outra indicação, o vereador solicitou ao senhor Carlos Henrique Baqueta Fávaro - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como também ao senhor Márcio Candido Alves - Secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo e ao senhor Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho - Ministro do Desenvolvimento de Indústria e Comércio e ao senhor Jaime Elias Verruck - Secretário de Estado e Agricultura de Mato Grosso do Sul, solicitando providências urgentes em apoio aos produtores de mandioca de todo o país, especialmente os de Mato Grosso do Sul.

“Essa indicação eu venho manifestar aqui o sentimento que os produtores hoje vem enfrentando da mandiocultura no município de Ivinhema, que atravessa um momento crítico com queda acentuada no preço paga ao produtor e ainda com redução drástica da demanda pelo mercado de fécula e farinha. Esta situação está extremamente desfavorável, com baixa procura e indústrias fechando temporariamente suas atividades, o que agrava ainda mais a crise no setor. Atualmente, valores pague pela tonelada da mandioca não cobram que sequer custos de produção, levando produtores ao endividamento. Inviabilizando a manutenção das lavouras e provocando impacto econômico e sociais severos nas comunidades rurais diante desse cenário, eu solicito a dotação de políticas de garantia de preço mínimo para a mandioca. Criação de linhas de crédito emergenciais com juros subsidiados para custeia e manutenção da lavoura. Implementação de programas de aquisição governamental da produção para formação de estoque e distribuição em programas sociais.

Tais medidas são urgentes para garantir a permanência dos agricultores na atividade. Preservar empregos, fortalecer a economia rural e assegurar a continuidade de um cultivo grande de importância alimentar cultural para o Brasil. Eu faço a indicação diante do cenário que hoje Ivinhema vem passando e todo o Mato Grosso do Sul se for presente tanto como o Paraná e outros estados a gente acompanha muito. É uma situação complicadíssima que vem enfrentando os produtores pelo mercado de fécula extremamente desfavorável, muitos produtores animando do ramo e eu faço essa indicação para chegar até nessas pessoas que postam alguma medida que seja corrigido para a gente fortalecendo a indústria ou criando incentivo para os produtores, tanto contra a indústria também”, finaliza Chicó em sua justificativa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.