Durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na noite da segunda-feira (4/8), o presidente do Legislativo, vereador Celso Miranda Alves de Souza, fez um requerimento à Energisa Mato Grosso do Sul, distribuidora de energia S.A. para que seja realizada visita técnica urgente na Rua Fukuhara Tomofumi, com a rua Dr. Manoel Simões Junior, localizada no Distrito de Amandina com o intuito de solucionar o problema das constantes quedas de energia elétrica que o comércio e os moradores têm enfrentado nos últimos dias.
“Eu fui procurado por alguns comerciantes no nosso Distrito de Amandina, alguns moradores que reside nessa localidade dessa rua, principalmente o Marcelo da Casas Marques, Padaria da Dona Bete, o seu Davi Mendes, a Diva, o Rose, o seu Zé de Melo. O que acontece? Domingo retrasado, não foi isso, Domingo retrasado dia 20, acabou a energia, pleno Domingo, passou o dia inteiro sem energia e foi voltar meio dia da segunda-feira. Agora imagina o transtorno que é para um comerciante que ele tem um mercado, tem uma padaria, o outro tem um boteco e está ali seus produtos estragando por falta de energia e não é porque o consumidor está com a conta de energia atrasada, não. É algum problema que a energia tem que mandar um técnico lá para solucionar aquele problema, o que não dá é essas que quedam constantes, principalmente afetando o comércio lá do Distrito de Amandina e os moradores que reside naquela localidade e não aguenta mais. Nem tempo de chuva é mais, está acabando a energia no tempo, se estivesse um temporal de chuva, uma ventania, alguma coisa, tinha explicação. Então assim, eles têm que lá mandar um técnico, olhar aquela rede, se tiver de trocar transformador que troca, o que tiver de fazer, você tem que fazer. Agora o que não dá é para continuar da forma que está. Então espero que a Energisa possa atender esse requerimento e mandar um técnico lá para poder ver se resolve e soluciona esse problema que tem lá dos nossos moradores”, justifica Bira.
Já em sua indicação, o vereador solicitou à Secretária Municipal de Saúde, para que estude a viabilidade de implantar o programa “Remédio em Casa”, com o objetivo de entregar medicamento, fazer entregas de medicamento diretamente nas residências de pacientes cadastrados na Rede Municipal de Saúde.
“Estou fazendo essa indicação do nosso Prefeito Juliano Ferro, secretária Zeini Mostafá, eu vi um programa desse lá no Paraná.
O que acontece? Lá no Paraná tem esse programa e entrega de medicamentos. E quem que é as pessoas beneficiadas? É o que eu estou pedindo aqui. É para as pessoas, a camada, um idoso, uma gestante. Então, para essas pessoas que têm dificuldades da locomoção para ir até a farmácia básica para poder obter esse medicamento, passou na consulta. Não tem condições de um transporte adequado de ir até lá, a farmácia básica, buscar esse medicamento. Prefeitura contrata uns dois, três motoqueiro.
Pode ser até um próprio, faz uma prova seletiva, seleciona alguns enfermeiros ou auxiliar de enfermagem que tem habilitação e põe essa pessoa para ir com uma motoca. E essa pessoa vai fazer as entregas desses medicamentos para esses pacientes, para o idoso, para o acamado. Vai estar facilitando e dando mais acessibilidade para as pessoas que mais precisam. Espero que o Prefeito, a secretária possa ver esse programa com bons olhos e poder instalar aqui no nosso município para, cada vez mais, a gente poder estar dando uma qualidade melhor na área da saúde aos nossos moradores e os usuários do SUS”, finaliza Bira em sua justificação.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.