Assembleia cria frente parlamentar para enfrentar desafios da cadeia do leite em MS

Cb image default
Deputado Renato Câmara vai coordenar os trabalhos da Frente Parlamentar do Leite na Assembleia Legislativa. Imagem: (Toninho Souza)

Com o objetivo principal de preparar a bacia leiteira do Estado para a abertura de novos mercados, a Assembleia Legislativa formalizou na quarta-feira (4) a instalação da Frente Parlamentar do Leite. O novo grupo de trabalho da Casa será comandado pelo deputado Renato Câmara (MDB), presidente de outras seis frentes parlamentares existentes atualmente no legislativo estadual.

Conforme Renato Câmara, a criação da nova frente parlamentar atende a um pedido da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso do Sul e tem por finalidade de propor, discutir e acompanhar a execução de políticas públicas e privadas relacionadas a produção, industrialização e comercialização do leite e seus derivados no Estado. O grupo será composto por deputados, representantes dos produtores, da indústria, das cooperativas e das entidades ligadas ao setor. “Quem tem que pensar as ações para o setor são as pessoas que estão de fato envolvidas com a cadeia do leite. A frente vem para ajudar a organizar um setor que é cada vez mais importante para a economia de Mato Grosso do Sul”, destacou.

Para o deputado, a Frente Parlamentar do Leite terá a missão de debater e sugerir ações voltadas para o futuro da atividade leiteira, sugerindo políticas públicas que garantam a manutenção dos agricultores na atividade, defendendo os interesses dos produtores, compatibilizando com a indústria e o mercado. “A criação da frente parlamentar se faz importante a fim de intermediar melhorias no setor leiteiro, incentivando o sistema de qualidade do leite em todos os elos da cadeia produtiva. Isso só será possível através de debates, encaminhamentos de ações, sugestões de mudanças, enfrentamentos dos desafios e das demandas do setor, enfim, o que for necessário para melhorar as condições da atividade, além de fortalecer a produção de modo a melhorar a economia do Estado”, finalizou Renato Câmara.

Cenário

Apesar dos desafios, o Estado tem avançado na produção de leite. Em um intervalo de 11 anos, entre os Censos Agropecuários de 2006 e 2017, o rebanho da pecuária de leite de Mato Grosso do Sul encolheu 24,8%, caindo de 302,1 mil animais para 227,1 mil, mas graças a um aumento da produtividade de 40,9%, a produção do alimento cresceu 6,4%, passando de 383,8 milhões de litros para 408,5 milhões de litros por ano. Em MS, existem 22 locais que processam leite e outros 59 fazem a fabricação de lacticínios.

No entanto, o setor vem enfrentando grandes dificuldades nos últimos dois anos. Segundo a Fiems (Federação das Indústrias do Estado de MS), em 2018 foram processados no Estado 104,4 milhões de litros de leite, o que representou uma queda de 12% em relação ao ano anterior, onde houve 118,5 milhões (litros). O consumo de leite em Mato Grosso do Sul chega a 450,5 milhões de litros por ano.

Atualmente, as duas principais reivindicações dos produtores são pela criação de um fundo para pecuária leiteira e pela revisão da política tributária no Estado. Conforme a Câmara Setorial do Leite, a tributação atual impede que Mato Grosso do Sul tenha competitividade no mercado. “Enquanto alguns estados, como Rondônia, possuem uma política de incentivo fiscal, fazendo que recaia sobre a produção cerca de 2% apenas de impostos, em Mato Grosso do Sul a tributação alcança quase 12%. Por isso os compradores preferem adquirir o leite dos outros Estados”, explicou o coordenador da Câmara Setorial, Altamiro Nogueira Barbosa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.