Operação da Polícia Civil contra tráfico do PCC prendeu 23 pessoas

Prisões foram feitas hoje em Rio Brilhante e nas duas maiores penitenciária de MS, a Máxima da Capital e a PED, em Dourados

Cb image default
Viaturas em frente à delegacia de Rio Brilhante durante a Operação Panóptico. Foto: (Olimar Gamarra)

Vinte e três pessoas foram presas na Operação Panóptico, desencadeada nesta quarta-feira (4) pela Polícia Civil para combater o tráfico de drogas e crime organizado em Rio Brilhante. O esquema era liderado por membros da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), recolhidos na Máxima de Campo Grande e na PED (Penitenciária Estadual de Dourados).

Conforme balanço da operação, divulgado em nota da delegacia de Rio Brilhante, foram expedidos 27 mandados de prisão, dois de internação provisória, além de mandados de busca domiciliar. Quatro acusados continuam foragidos.

O nome panóptico foi em inspiração ao modelo penitenciário idealizado por Jeremy Bentham (Londres, 1748-1832), em que, por meio único centro de vigilância era possível observar grande número de presos, sem que eles soubessem que estavam sendo vigiados.

Segundo a Polícia Civil, a investigação iniciada há seis meses conseguiu determinar a exata conduta de cada um dos integrantes da organização, bem como seus respectivos postos. Entre os investigados estão homens, mulheres e adolescentes, que lideravam o esquema (detentos) e coordenavam a venda e distribuição.

Enquanto alguns integrantes espalhados pela cidade eram responsáveis pela comercialização direta da droga, outros exerciam atividades de apoio, como recolhimento de dinheiro. Pelo menos 20 pessoas tinham sido presas em flagrante com droga durante a investigação.

Conforme a coordenação da operação, foram cumpridos oito mandados de buscas em residências de Rio Brilhante. Cinco pessoas que estavam em liberdade foram presas preventivamente na cidade e um adolescente internado provisoriamente.

Outros cinco mandados de prisão foram cumpridos no Estabelecimento Penal de Rio Brilhante, quatro no Estabelecimento Penal Feminino da cidade, seis mandados de prisão na Penitenciária Estadual de Dourados e três mandados em presídios de Campo Grande, todos relacionados às atividades da quadrilha em Rio Brilhante.

Para cumprir os mandados, a Polícia Civil recebeu apoio do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Dourados, Defron (Delegacia de Fronteira), das delegacias da Polícia Civil em Caarapó, Itaporã e Nova Alvorada do Sul, bem como apoio do canil do 3° Batalhão Policial Militar em Dourados.

Segundo a polícia, os mandados de prisão são passo crucial na repressão ao crime organizado, pois tiram de circulação os traficantes que estavam em liberdade e garante que os envolvidos já presos continuem atrás das grades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.