Fazendeiro alega que árvore caiu em poste de energia e infrator é multado em R$ 246,6 mil por incêndio de vegetação nativa no Pantanal

Polícia Militar Ambiental de Corumbá autua infrator por incêndio em 821 hectares de vegetação

Cb image default

A PMA realizava trabalho preventivo aos incêndios, nas propriedades rurais do município de Corumbá e, enquanto visitavam fazendas no dia (15), encontraram em uma propriedade rural, localizada à rodovia MS-325, conhecida como estrada Carandazal, a aproximadamente 150 km da cidade, um incêndio de grande proporção. No dia, os policiais conseguiram informações, de que o fogo teria tido início no dia anterior (14).

Depois que o incêndio cessou, foi realizada vistoria detalhada no local, buscando identificar a origem do fogo e a equipe constatou que o fogo havia atingido seis fazendas. Nas análises, os policias chegaram até uma fazenda de onde teria sido a origem.

O Capataz da propriedade, então, relatou, que durante a limpeza da vegetação teria acontecido um incidente e que posteriormente o responsável pelo imóvel entraria em contato com a PMA.

Cb image default

Ontem (21), o proprietário da fazenda entrou em contato com a PMA em Corumbá, quando a equipe já havia concluído o relatório, e declarou que durante a limpeza das pastagens, acidentalmente o operador de máquinas teria derrubado uma árvore sobre o fio de sustentação do poste de energia, ocasionando a queda do poste.

Segundo o homem, no mesmo momento teria sido acionada a empresa concessionária de energia, a qual não enviou manutenção ao local. O produtor relatou ainda, que um dia após o ocorrido houve uma explosão e o fogo teria começado e se alastrado para fazendas vizinhas.

Os policiais mediram durante a vistoria com uso de GPS a área queimada de vegetação nativa pantaneira incendiada, que perfez 821,57 hectares. O proprietário de 51 anos, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 246.600,00.

Todos os responsáveis poderão responder crime ambiental. Se ficar constatado que o incêndio foi doloso, a pena é de dois a quatro anos de reclusão. Caso seja culposo, como relatou o autuado, a pena é de seis meses a um ano de detenção.

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.