Corrupção Passiva - Tenente-coronel da Máfia dos Cigarros é condenado a mais quatro anos

Oficial ostentava vida luxuosa incompatível com a renda dele; ele recebia propina para facilitar contrabando

Cb image default
Tenente-coronel Admilson já foi condenado a mais de 20 anos por corrupção. Créditos: (Correio do Estado)

Tenente-coronel Admilson Cristaldo Barbosa, um dos principais articuladores da Máfia do Cigarro, foi condenado a mais 4 anos, nove meses e 18 dias de prisão em regime semiaberto, acusado de corrupção passiva, além de expulsão da Polícia Militar . Decisão é da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, em recurso do Ministério Público contra decisão que havia absolvido o policial desta acusação.

Barbosa é ex-comandante da Polícia Militar no município de Jardim e foi preso em 2018 acusado de envolvimento com a Máfia do Cigarro, desarticulada durante a Operação Oiketicus, que teve outros 28 militares presos.

Conforme denúncia do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), o tenente-coronel tinha padrão de vida incompatível com a renda e ostentava vida de luxo. Ainda segundo a ação, ele chegou a receber R$ 200 mil indevidos entre 2015 e 2016, quando era lotado no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

No ano passado, Barbosa foi absolvido por na Auditoria Militar por falta de provas. Manifestação do Ministério Público Estadual, no entanto, foi acolhida pela 3ª Câmara Criminal do TJMS e o ex-policial foi condenado por corrupção passiva com continuidade delitiva, pois teria agido entre 2016 e 2018. Ele já foi condenado em outras ações e penas ultrapassam 20 anos.

Máfia dos Cigarreiros é como é chamada organização criminosa especializada em contrabando de cigarro. Entre o grupo, havia policiais civis, militares e rodoviários federais que facilitavam o contrabando na rota de fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, mediante recebimento de propina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.