Com apoio brasileiro, Paraguai destrói 85 hectares de roças de maconha

Plantas cortadas e queimadas produziriam 255 toneladas da droga, segundo a Senad paraguaia

Cb image default
De helicóptero, agente da Senad fotograva lavoura de maconha no meio da mata (Foto: Divulgação)

Em nova investida contra as lavouras de maconha na faixa de fronteira seca com Mato Grosso do Sul, a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai está destruindo plantações na Reserva Natural Morombí, localizado entre os departamentos (equivalentes a estados) de Caaguazú e Canindeyú, a 100 km do território sul-mato-grossense.

Com apoio da Polícia Federal brasileira e uso de helicópteros para localizar as plantações de no meio das matas, os agentes da Senad já cortaram pelo menos 85 hectares de roças de maconha. Segundo o órgão de combate às drogas, essas lavouras produziriam pelo menos 255 toneladas da erva.

Em três dias de operação, foram destruídos oito acampamentos usados pelos produtores para secar e embalar a maconha e queimados 150 quilos da droga já picada, pronta para ser prensada.

Segundo a Senad, a operação faz parte do processo de controle das zonas ameaçadas pelo narcotráfico, que utilizam espaços de reservas naturais para plantar a droga. O órgão paraguaio de luta contra o tráfico estimou em 7,5 milhões de dólares o prejuízo aos traficantes com a destruição das lavouras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.