Entenda a diferença entre o ciclone que causa chuva em MS e o tornado que atingiu o Paraná

Ciclone é uma condição climática mais ampla, que pode facilitar a formação de tornados, que são episódios mais pontuais

Cb image default
Um tornado semelhante ao que atingiu o estado do Paraná, na sexta-feira, afetou a cidade de Ivinhema, há 36 anos. Foto / Arquivo / Ilustrativa.

Ciclone extratropical passou pela região Sul do Brasil e agora avança pelo Sudeste, em direção ao oceano. Este fenômeno causa tempestades e ventania, o que favorece a ocorrência de tornados. Ou seja, ciclone é uma condição climática mais ampla, que pode facilitar a formação de tornados, que são episódios mais pontuais.

Os tornados são formados quando massas de ar frio e quente se encontram, criando uma tempestade com correntes de ar em sentido oposto. O tornado que destruiu Rio Bonito do Iguaçu, matou seis pessoas e deixou mais de 400 feridos, aconteceu por condições criadas pelo ciclone que atuava sobre o Sul do país.

“O tornado é um fenômeno localizado e de curta duração, que atinge uma cidade, às vezes até só um bairro. Ele se forma dentro de uma nuvem de tempestade, que é provocada pelo avanço da frente fria associada ao ciclone”, explica o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Danilo Siden.

O ciclone se forma na água do mar e causa tempestades, que – eventualmente, em situações muito pontuais – podem causar tornados. O tornado ocorre quando ar frio e quente se encontram e começam a girar com muita força até tocar o solo.

MS pode ter tornado?

Mato Grosso do Sul está fora da rota do ciclone extratropical. Porém, o fenômeno climático já causou tempestades no sul do Estado e, agora, leva instabilidades para a região norte de MS.

O meteorologista sul-mato-grossense Natálio Abrão explica que nenhuma região está livre da possibilidade deste evento climático extremo. “Tornados podem ocorrer em qualquer lugar do mundo, inclusive aqui, mas isso é outra história”.

Diversas condições climáticas podem causar tornados, desde que haja o encontro de massas de ar frio e quente. Ciclones são apenas um dos possíveis cenários que facilitam a ocorrência de tornados. “O ciclone projeta ar úmido e quente para cima, potencializando as nuvens e também os ventos, sempre em forma de rajadas fortes”, conclui Natálio Abrão.

Tornado em Ivinhema

Um tornado semelhante ao que atingiu o estado do Paraná, nesta sexta-feira (7), afetou a cidade de Ivinhema, há 36 anos. Em 29 de julho de 1989, o município foi atingido por um tornado da categoria F3, com ventos de mais de 250 km/h, que destruíram casas e estabelecimentos e deixaram 17 mortos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.