Prefeitura de Ivinhema promove blitz no dia mundial da luta contra AIDS

A prefeitura de Ivinhema, por meio da secretaria de Saúde, realizou uma blitz educativa no Dia Mundial da Luta Contra AIDS (01/12). O evento foi realizado na Praça Deputado Nelito Câmara e contou com a participação dos funcionários da secretaria de saúde, apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Na oportunidade, além da entrega de material gráfico com informações pertinentes ao combate à sífilis e a AIDS foram realizados testes rápidos de HIV e Sífilis.
O prefeito Éder Uilson (Tuta) explicou que as campanhas de prevenção servem para difundir o assunto, as equipes explicam e distribuem material informativo, mas a conscientização da cada um é o que muda a realidade da contaminação por essas doenças.
“Esse assunto é de extrema importância, além da camisinha, existe a profilaxia pós-exposição, tratamento de urgência para impedir a infecção pelo HIV em caso de eventual contato com o vírus. O ideal é que o tratamento seja iniciado, no mínimo, duas horas após a exposição ao risco e, no máximo, em até 72 horas. Previnam-se e não deixe essas doenças estragarem sua vida”, completou Tuta.
De acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Clarice do Nascimento, não existe discussão quando o assunto é proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis.
|Com certeza não existe meio termo, quando se trata de relação sexual a proteção, a prevenção é a única coisa que as pessoas devem pensar. Pois mesmo que os medicamentos estejam melhorando a condição de vida das pessoas portadoras do HIV, são muitas complicações na saúde e ninguém quer correr esse risco. Nossa campanha foi muito boa e com participação popular, esperamos que em nossa cidade as pessoas realmente se conscientizem no uso dos métodos de prevenção”, disse Clarice.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.