Ivinhema - Vereador Dr. Róbinson Castilho fiscaliza a concessão do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema

Objetivo é fomentar o ecoturismo, a pesquisa científica e a regularização fundiária

Cb image default
Róbinson Castilho Vieira além de vereador é advogado e exerce suas funções na empresa Castilho Advocacia.

O Vereador Dr. Róbinson Castilho no final de 2019, requereu junto ao Secretário de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruck, explicações quanto à promoção de estudos de manejo e seus respectivos impactos ambientais para a concessão à iniciativa privada do Parque das Várzeas do Rio Ivinhema, a fim de que seja possível o desenvolvimento do turismo ecológico, de uso público e privado desta área, em especial para a cidade de Ivinhema.

Em resposta ao Ofício nº. 618/2019 e ao Requerimento nº. 170/2019, o Secretário respondeu em 05 de Dezembro de 2019, no qual salienta que; o objetivo é aumentar o uso dos parques públicos em suas mais variadas vertentes, esporte, lazer, recreação, turismo e pesquisa científica.

Há ainda estudos voltamos a regularização fundiária as margens do Rio Ivinhema, zoneamento e entre outros, como alternativa de desenvolvimento aos municípios onde estão localizados a Unidade de Conservação.

Nas palavras do Vereador Dr. Castilho: “É de suma importância, acompanhar o processo de autorização, permissões ou mesmo de concessão do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, uma vez que nosso Município sofrerá influência direta de qualquer medida política adotada. Nosso interesse é preservar o meio ambiente, respeitar os ribeirinhos, os pescadores e os imóveis ali existentes há muitos anos, regularizando-o. Assim, vamos alinhar os interesses gerais desta comunidade ao desenvolvimento econômico sustentável, que resulta no ecoturismo e a pesquisa científica”.

Histórico do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema

O parque de 73 mil hectares está localizado na região Sul de Mato Grosso do Sul e tem 105 km banhados pelo rio Ivinhema. A reserva também faz divisa com o Paraná, através do rio Paraná com 80 km de extensão.

Com grande potencial para o ecoturismo, o parque criado há 20 anos necessita de parceiros para iniciar o recebimento de visitantes. No segundo semestre de 2019, membros do Programa de Educação Tutorial (PET) – Verde Legal realizou uma visita técnica ao Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema acompanhando alunos e professores do CARCA – Saiba mais.

Confira na integra oficio enviado pela Semagro em Dezembro de 2019

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.