Ivinhema - Mão de obra qualificada é o que mais dificulta na hora da contratação

Conforme Peixoto, o município tem recebido varias empresas terceirizadas mas a mão de obra esta vindo de outras cidades e estados

Cb image default
Levantamento foi realizado pela ACIIV com as empesas e prestadoras de serviços.

Segundo o Presidente da entidade ACIIV (Associação Comercial e Industrial de Ivinhema), Valentim Peixoto, o município tem recebido varias empresas terceirizadas mas a mão de obra esta vindo de outras cidades e estados, devido a carência em nossa cidade e região. Com isso algumas empresas locais tem sofrido com essa demanda, muitas não conseguem aumentar sua capacidade de produção por essa escassez.

Os empregadores buscam pessoas que possam de fato contribuir positivamente com a empresa, e isso não é tarefa tão fácil, pois muitos trabalhadores não procuram se especializar. Além das competências técnicas, faltam a mão de obra, em geral, vários atributos comportamentais, que podem ser grande diferencial. ;Para isso, também existe capacitação. Há cursos que ensinam como trabalhar em equipe. Os que procuram desenvolver isso podem ter um atalho para ingressar no emprego;, analisa.

Entre as características humanas valorizadas estão agilidade, flexibilidade cognitiva, iniciativa, bom relacionamento interpessoal, resiliência, protagonismo, criatividade e capacidade de análise.

Observa que esses atributos são necessários em qualquer tipo de carreira, da mais a menos tecnológica. ;Por mais que a maioria das transações financeiras sejam feitas pela internet, ainda existe contato com o funcionário; assim, ele tem de estar preparado para lidar com o cliente e atender as demandas com qualidade;, comenta.

A tecnologia e a inteligência artificial fazem com que as funções que podem ser automatizadas aumentem cada vez mais. Motivo pelo qual algumas profissões estão desaparecendo. Assim, as exigências passam a ser mais altas do topo até a base das carreiras.

Cada quatro empregadores, um acredita que está mais desafiador encontrar pessoas para cargos de ofícios considerados manuais, como assistentes administrativos, recepcionistas e outros colaboradores de apoio, representantes de vendas, soldadores, especialistas em balanceamento e alinhamento, mecânicos, eletricistas, operadores de máquinas industriais e motoristas. ;Um motorista, nos tempos de hoje, não pode simplesmente dirigir e transportar pessoas e mercadorias. É preciso ter uma atitude diferente, recepcionar e cuidar do material, saber que você pode estar carregando um sonho de uma pessoa.

A falta de mão de obra no setor de reparação tem sido uma das reclamações mais recorrentes entre os proprietários de oficinas automotivas nos últimos anos. Os mecânicos estão “sumindo” do mercado de trabalho, e, com isso, deixando uma lacuna que ninguém sabe como preencher nem a qual proporção o problema poderá chegar.

Vagas estão em aberto, mas é preciso capacitação e experiência para preenchê-las. Chega a ser repetitivo o número de vezes que já se falou sobre a falta de mão de obra qualificada, mas essa carência atinge quase todos os setores das organizações. Disse o Presidente.

Os consumidores se tornam cada vez mais exigentes; então, quanto mais preparadas as empresas estiverem para recepcionar e proporcionar uma boa experiência para as pessoas, mais chances elas terão de crescimento empresarial.

"Uma parceria da prefeitura e do SENAI está sendo feita, esperamos que de resultado na preparação dessas pessoas, inclusive os jovens, que também ter que ter interesse de se profissionalizar, mercado de trabalho está aberto, e esperando eles com ansiedade, só depende da vontade de cada um". Finalizou Valentim.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.