Informativo da Câmara Municipal - Confira os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Legislativo

Seções ordinárias ocorrem nas noites de segunda-feira

Cb image default

Confira os trabalhos desenvolvidos pelos vereadores da Câmara Municipal de Ivinhema desta semana (Sessão do dia 25 de Abril de 2022). A cerimônia que se iniciou às 18h, contou com a presença dos 11 vereadores. As matérias são de responsabilidade da assessoria de imprensa do Poder Legislativo.

Cb image default

O Presidente da Casa de Leis, Valdemar Angelo – Dema (PDT), juntamente com a vereadora Ivonete Mendonça (PSDB), realizam em parceria indicação, com destino ao Prefeito Juliano Ferro.

Os parlamentares pediram que seja desenvolvidos esforços para promover a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Poder Executivo Municipal.

“As vantagens de atualização do PCC são diversas, visto que está muito desatualizado, pois é de 2004. Foram criadas leis complementares e apenas remendando ele. É preciso valorizar os servidores do município através deste importante documento”, disse Ivonete.

Dema informou que os funcionários é o que há de mais importante numa administração pública, e por isso é preciso sair em defesa delas. “Se o funcionário não estiver satisfeito, trabalhando contente e bem remunerado com justiça, a máquina não anda. Fazemos este pedido pelo atual plano estar muito defasado, prejudicando os funcionários da prefeitura”, destacou.

Cb image default

Já o vereador Jair do Triguenã (MDB) realizou uma indicação encaminhada ao Prefeito Juliano Ferro, indicando que seja regulamentado, por lei, a prioridade de atendimentos públicos e privados aos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Jair disse que já existe uma lei neste sentido de prioridades, porém com pontos a serem melhorados, que é o caso de autistas. “Já vi em outras cidades que há esta regulamentação da prioridade no atendimento de quem tem o Transtorno do Espectro Autista. Peço ao Prefeito que estude esta possibilidade junto aos órgãos responsáveis para darmos uma condição de vida melhor a estas pessoas”, justificou.

Cb image default

A vereadora Ivonete Mendonça (PSDB) realizou uma indicação, com destino ao Prefeito Juliano Ferro, cópia ao Secretário de Obras, Transportes e Serviços Urbanos, para que seja promovido o patrolamento das estradas rurais que dão acesso a Vila Cristina, estrada da granja e Colônia Quente, assim como a estrada que dá acesso a Igreja São João Batista na Gleba Jaborandi.

“Devido à ocorrência de muitas chuvas nos últimos dias, há vários buracos nestas estradas. E a estrada que dá acesso a Igreja São João Batista, ainda está na programação do prefeito e secretário, para que seja erguida e cascalhada. Peço que seja feito o mais rápido possível para ajudar a população que por ali residem”, destacou Ivonete.

Cb image default

O vereador Alessandro Petshop (PP) realizou um requerimento e uma indicação. O parlamentar encaminhou para o Prefeito Juliano Ferro, pedindo o cronograma de limpeza a ser realizado nos bairros da cidade, conforme mencionado na resposta ao Requerimento nº 004/2022, através do ofício nº 068/2022, de 04 de abril de 2022.

Alessandro explicou que este requerimento é uma complementação de outro feito anteriormente, pois responderam e não apresentaram o cronograma para sanar a dúvida da população que cobra as datas corretas.

Em sua indicação, endereçada ao Prefeito e ao Secretário de Finanças, o vereador pediu a realização de um estudo para que seja concedida gratificação de 100% aos servidores municipais que prestam serviços considerados indispensáveis no atendimento à população e não podem ser paralisados nos dias que são decretados ponto facultativo nas repartições públicas.

“Tendo em vista que durante o ano há feriados e pontos facultativos, os decretos informam que nesta data há serviços indispensáveis à população que não podem ser interrompidos, nem paralisados. Com isso, estes profissionais que se dedicam, privados de lazer com a família nestas datas, merecem ter um incentivo a mais”, justificou Alessandro Petshop.

Cb image default

O vereador Claudião do Raio-X (PSDB) realizou uma indicação. O pedido do parlamentar foi endereçado ao Prefeito Juliano Ferro, com cópia para a Secretária de Saúde Zeine Mustafá, com o objetivo de que o município realize um convênio com o Esquadrão da Vida de Batayporã, para promover o acolhimento e o tratamento dos dependentes químicos do nosso município.

O vereador falou sobre o importante trabalho da cidade, inclusive citando que conhece pessoas do Distrito de Amandina que foram recuperados da dependência.

“Discuti esta semana com assistentes sociais do Hospital Municipal sobre esta questão, e elas gostaram muito desta ideia, visto que tem pessoas da fila aguardando vaga para tratamento. O Esquadrão da Vida também ensina atividades que a pessoa pode depois ter renda desse aprendizado, dando resultados”, informou Claudião.

Cb image default

O vereador José Wilson (PSDB) realizou uma indicação, que teve com destino três autoridades: Lidio Lopes – Deputado Estadual, Renato Marcílio da Silva – Secretário de Estado de Infraestrutura (SEINFRA) e Emerson Antonio Marques Pereira – Diretor-Presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (AGESUL).

A solicitação foi a viabilização de recursos para a construção de um viaduto em frente à Usina Adecoagro, no município de Ivinhema. O parlamentar já disse que este pedido já foi realizado outras vezes, mas por ser conhecedor dessa necessidade, esteve em Campo Grande conversando com o Deputado Lidio Lopes.

“O Governo do Estado ainda pode licitar algumas obras antes do pleito eleitoral, pedi ajuda para que esta obra seja licitada, tendo em vista a promessa do Governador sobre a duplicação deste trecho da rodovia MS-141. O viaduto viria para fechar esta obra com chave de ouro e até diminuir acidentes na região”, informou José Wilson.

Cb image default

A vereadora Prof. Denir (PATRIOTA) realizou duas indicações, sendo a primeira com encaminhamento direto ao Prefeito Juliano Ferro, com objetivo de que seja realizada a perfuração de um poço artesiano na comunidade da Gleba Vitória (Estrada Boiadeira).

“Estou reiterando este pedido, pois já realizei ela ano passado. É para dar uma satisfação aos moradores daquela gleba, visto que estamos sabendo que a FUNASA irá construir este poço artesiano. Não estamos esquecendo, estamos lembrando o prefeito e secretário”, disse a parlamentar.

Em seu outro pedido, endereçado ao Prefeito Juliano Ferro e para Estefan Martins – Secretário de Educação, a vereadora solicitou a instalação de parquinhos nas Escolas Municipais Orliene Marcon – Polo, Aurelina Nery, Benedita Figueiró de Oliveira – Polo e a extensão Angelina Jaime Tebet.

Denir disse que é preciso estar sempre procurando o melhor para os alunos e crianças, para que possam adquirir mais habilidades através dos brinquedos.

A sessão completa, pode ser assistida pela página do Facebook da Câmara de Ivinhema pelo link  https://www.facebook.com/camaraivinhema/videos/1012250259690686  - e/ou Clique Aqui!

A sessão foi transmitida ao vivo pela página do órgão, para que toda população acompanhe e participe.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.