Corpo de Bombeiros Militar em Ivinhema participa de blitz educativa do Maio Amarelo

Na manhã desta sexta-feira, dia 26 de maio, o Corpo de Bombeiros Militar em Ivinhema participou do encerramento das atividades do Movimento Maio Amarelo com a realização de uma blitz educativa no centro de Ivinhema, em frente à Praça Nelito Câmara. 

A atividade também contou com a presença de outros órgãos como Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito, Detran, Polícia Rodoviária Militar Estadual, Assistência Social do Município e Rotary Clube.Matéria relacionada>>Corpo de Bombeiros Militar em Ivinhema participa ativamente do Movimento Maio Amarelo

A atividade teve o objetivo de conscientizar os motoristas quando a necessidade de um trânsito mais seguro para todos. Para isso, foram distribuídos panfletos orientativos com dicas de segurança no trânsito e também foram fixadas faixas e banners com chamadas para a temática trânsito. O capitão Pablo, comandante local dos bombeiros, pontuou que o Movimento foi um sucesso no mês de maio.“Atingimos nosso objetivo no sentido de passarmos a ideia de um trânsito mais humanizado no qual a incolumidade das pessoas deve prevalecer”, observou.

Além da blitz, os bombeiros realizaram palestras em escolas e colocaram um fitilho amarelo, símbolo do movimento, nas antenas de todas as viaturas da Corporação. Para o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Ivinhema, João Paulo, a parceria entre as instituições foi a chave para se alcançar o objetivo preventivo. “Esse ano, graças aos esforços conjuntos, pudemos realizar a contento todas nossas atividades, que com certeza vão refletir na conscientização das pessoas e também na diminuição dos acidentes de trânsito”, afirmou.

Maio Amarelo: A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. No Brasil, o número de mortes no trânsito no Brasil é de aproximadamente 23 por 100 mil habitantes.

O horizonte da Política Nacional de Trânsito (PNT) é de reduzir este índice para 11 mortes para cada 100.000 habitantes. O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção. O Maio Amarelo não é uma campanha, mas sim, uma ação, um movimento do qual participam toda a sociedade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.