Corpo de Bombeiros Militar em Ivinhema participa ativamente do Movimento Maio Amarelo

Com a ideia de difundir práticas seguras no trânsito e proporcionar reflexão sobre o assunto, os órgãos de segurança e de trânsito em Ivinhema lançaram uma série de atividades para esse mês histórico. Bombeiros, Polícia Militar, Detran local e DEMTRIVI (Departamento Municipal de Trânsito) se reuniram na segunda-feira, dia 15 de maio, no Quartel de Bombeiros em Ivinhema para traçar as estratégias de ação do movimento.

Foi definida uma programação com os seguintes eventos: o Corpo de Bombeiros Militar vai realizar palestras sobre educação no trânsito nas escolas Sidney Carlos Costa (dia 18), Instituto Nova Geração (dia 19) e Angelina Jaime Tebet (dia 22). Outra ação simbólica de mobilização foi a colocação de fitilhos amarelos nas antenas das viaturas da Corporação dos bombeiros. E, para finalizar as atividades, na sexta-feira dia 26 de maio, será realizada uma blitz educativa no centro da cidade, em frente à Praça Nelito Câmara, onde todos os órgãos envolvidos, e também o Rotary Club, farão distribuição de panfletos orientativos, assim como será feita conscientização para motoristas e transeuntes que passarem pelo local.

Maio Amarelo: A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. No Brasil, o número de mortes no trânsito no Brasil é de aproximadamente 23 por 100 mil habitantes. O horizonte da Política Nacional de Trânsito (PNT) é de reduzir este índice para 11 mortes para cada 100.000 habitantes. O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção. O Maio Amarelo não é uma campanha, mas sim, uma ação, um movimento do qual participam toda a sociedade.

De acordo com o Capitão Pablo, comandante local dos bombeiros, as ações são preventivas e visam conscientizar a população: “É importante que a conscientização durante este mês de maio se reverbere por todo o ano e daqui para a frente, de forma a entronizarmos uma educação de trânsito humanizada”, destaca o oficial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.