Celebração de Corpus Christi em Ivinhema nesta quinta-feira

Foi na tarde desta quinta-feira (26), que a emoção e a fé marcaram a procissão de Corpus Christi na cidade de Ivinhema.

Famílias inteiras, adultos, jovens e crianças celebraram o ministério da Eucaristia - o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, que durante a última ceia, mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue. 

O feriado foi agitado para a comunidade católica que desde o início do dia trabalhou na confecção dos tradicionais tapetes artesanais com motivos católicos que enfeitaram as ruas de Ivinhema, os tapetes são utilizados para passagem do cortejo na procissão. 

Quem participou desde o início até o final da procissão não teve como não se emocionar. “Corpus Christi, uma expressão latina que significa Corpo de Cristo, é uma festa católica, um evento baseado em tradições católicas, realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É sempre muito bonito ver a emoção dos fiéis, é realmente um evento lindo e emocionante para todos nós”

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do |Cristo todo| no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hoc mundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio prometida” e 24 de junho.

 Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas |cidades históricas|, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.