Com base na diretriz para Atribuição de Vagas expedida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a FFMS (Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul) confirmou nesta terça-feira (7) que o Futebol Clube Pantanal SAF de Campo Grande e o Ivinhema Futebol Clube têm direito as vagas adicionais destinadas para o futebol do Estado e, portanto, estão classificados para as competições da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D de 2026.
O acréscimo de vagas faz parte do Novo Calendário do Futebol Brasileiro, anunciado pela CBF em 1º de outubro de 2025, que ampliou o número de clubes participantes das competições, com o objetivo de dar mais representatividade estadual, democratizar o acesso às competições nacionais e fortalecer o futebol em todas as regiões do país.
Em nota, a FFMS informou: "De acordo com as normas estabelecidas pela entidade nacional, o desempenho esportivo obtido nas competições estaduais será o critério oficial de definição dos representantes de cada estado nas competições de 2026. Dessa forma, não haverá torneio seletivo específico para o preenchimento dessas novas vagas".
Ou seja, as vagas adicionais para a Copa do Brasil e para o Campeonato Brasileiro Série D de 2026, criadas com a publicação do Novo Calendário do Futebol Brasileiro, deverão seguir a classificação final do Campeonato Estadual de 2025.
O Estadual sul-mato-grossense deste ano teve o Operário Futebol Clube como o campeão da competição; o Ivinhema foi o vice-campeão e, conforme homologação do resultado geral do campeonato, publicada em 14 de abril, o Pantanal, eliminado na semifinal, foi o terceiro colocado.
Duas das três vagas a que Mato Grosso do Sul já tinha direito na Copa do Brasil 2026 estavam destinadas a Operário e Ivinhema; portanto, o Pantanal ganha a terceira vaga pelo critério anunciado.
Já para a disputa da Série D, apenas o campeão Operário tinha direito à vaga e, agora, o vice-campeão Ivinhema fica com a segunda vaga do Estado.
A previsão é que, a partir de 2026, seja criada uma nova competição estadual para definir os clubes que se classificarão para as competições nacionais por meio das novas vagas destinadas às federações.
Segundo o ofício da CBF, de forma excepcional, devido ao curto tempo para as federações organizarem uma seletiva, as novas vagas para as competições nacionais de 2026 serão destinadas de acordo com a classificação final dos estaduais de 2025.
A definição dos clubes classificados para as competições nacionais de 2027 deve ocorrer através de um novo torneio seletivo de nível estadual.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.