Inscritos confundem horário e acham portão fechado para Encceja

Fuso diferente em Mato Grosso do Sul com relação ao horário de Brasília (DF) fez série de vítimas

Cb image default
Como previsto, portões foram fechados às 7h45min no horário de Mato Grosso do Sul (Foto: Aletheya Alves)

O diferente fuso em Mato Grosso do Sul com relação ao horário de Brasília (DF) fez uma série de vítimas entre os inscritos no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), aplicado neste domingo (25) em todo o Brasil. Os portões dos locais de prova foram fechados às 7h45min (MS), mas houve quem chegou depois e perdeu a primeira parte do teste.

Pela manhã, as provas são aplicadas das 8h às 12h em Mato Grosso do Sul. Porém, o cartão de confirmação de inscrição dos participantes traz o horário de Brasília (DF), a partir das 9h, com o fuso destacado em letras garrafais.

De olho em obter certificado de Ensino Fundamental completo, Juliana Echeverria, 35 anos, foi uma das inscritas que deu de cara com o portão da Escola Estadual Joaquim Murtinho fechado nesta manhã porque se embaralhou com o horário.

“Estou acordada desde às 5h. Acho que faltou divulgação”, disse, revoltada. Juliana contou que deixou compromisso na igreja para fazer a prova. Ela garante que vai retornar para a segunda parte, pela tarde, mas “sem vontade nenhuma”.

Cb image default
Cartão de confirmação de inscrição traz horário de Brasília destacado (Foto: Aletheya Alves)

Pela manhã, as provas aplicadas para quem deseja obter a certificação do Ensino Fundamental avaliam Ciências Naturais e Matemática. Para os que buscam o termo de conclusão do Ensino Médio, o conteúdo tem Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Rosa Joseane, 36, percorreu os 25 quilômetros que separam Terenos de Campo Grande a fim de trazer o filho para fazer o Encceja. Com os portões fechados, disse que procuraria um lugar no centro da cidade para esperar pela segunda parte.

Outra inscrita, que preferiu não se identificar, veio de Ribas do Rio Pardo, mas chegou dois minutos após o prazo estabelecido. Para não perder a viagem, ela revelou que aproveitaria para passear.

Participantes - Em Mato Grosso do Sul, 101.354 pessoas se inscreveram para prestar o Encceja, que cede aos aprovados certificados de conclusão dos Ensinos Fundamental ou Médio.

No período da tarde, os portões abrem às 13h30min, horário de Mato Grosso do Sul, e fecham às 14h15min. A prova começa às 14h30min e termina às 19h30min.

A segunda parte do exame para o Ensino Fundamental avalia Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e História e Geografia; enquanto a do Médio envolve Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação, além de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.