Uma das datas mais aguardadas por quem gosta de fazer compras no final do ano é a Black Friday, conhecida por seus descontos e promoções. Tradicionalmente celebrada na última sexta-feira de novembro, em 2025, ela irá acontecer no dia 28 de novembro.
A data costuma ser uma grande liquidação em todo o Brasil e serve de impulso ao comércio. Tanto os consumidores quanto os comerciantes podem se beneficiar com bons negócios e vendas.
No entanto, a Black Friday pode levantar alguns perigos aos clientes, principalmente por meio de falsas promoções e golpes. Por isso, o Jornal Midiamax consultou o Procon/MS e o Procon Municipal sobre dicas para evitar frustrações com compras na data.
Pesquisa é fundamental
O primeiro passo para se proteger de possíveis problemas na compra de qualquer produto é pesquisar sobre a reputação da loja ou do site, em caso de compras on-line.
O Procon de Campo Grande recomenda que os clientes verifiquem as avaliações do estabelecimento, assim como endereço físico (em casos de compras virtuais) e CNPJ.
Além disso, é importante monitorar os preços antes da data, para ver se, de fato, a oferta condiz com a promoção que está sendo divulgada. Assim, o consumidor pode evitar produtos com ‘maquiagem de preço’ — que sofrem aumento elevado antes do dia, para simular um desconto.
Atenção com o pagamento e ofertas ‘milagrosas’
Outro ponto muito importante para não cair em golpes é desconfiar de ofertas ‘milagrosas’. Caso o preço esteja extremamente abaixo do mercado, desconfie. “Golpistas usam preços irrealmente baixos como isca para atrair clientes”, alerta o Procon.
A atenção durante os pagamentos também é fundamental. Em compras on-line, a recomendação é utilizar cartões de crédito virtuais. Quem optar por pagar por Pix ou boleto deve estar atento aos dados do beneficiário, como nome e CNPJ/CPF.
Guarde provas
Para se prevenir, o Procon de Campo Grande informa que é crucial guardar provas de todas as transações com os comerciantes e lojas. Tirar prints (capturas de tela) de ofertas, preços, descrição do produto e forma de pagamento são algumas das opções.
Ainda, o Procon/MS alerta para o consumidor sempre exigir nota fiscal e guardar boletos ou comprovantes de pagamentos, que podem ser usados em caso de reclamações futuras.
Atendimentos do Procon
Em Campo Grande, o Procon Municipal confirmou que, assim como todos os anos, irá realizar plantões de atendimento durante a Black Friday.
Equipes de fiscalização e orientação estarão no Centro e nos shoppings da cidade, locais com maior concentração de comércio. As atividades envolvem:
Levar orientação direta aos consumidores que aproveitam os descontos;
Tirar dúvidas em tempo real sobre ofertas, formas de pagamento e políticas de troca;
Fiscalizar o comércio para garantir a conformidade das promoções e práticas segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O objetivo da ação é garantir que nenhum consumidor campo-grandense seja prejudicado na data, garantindo a transparência e o cumprimento das ofertas anunciadas.
Caí em um golpe, e agora?
Mesmo tomando todos os cuidados, ainda é possível que os clientes sejam prejudicados ou caiam em algum golpe. Caso isso aconteça, os consumidores devem acionar o Procon municipal ou estadual.
Além do atendimento in loco do Procon de Campo Grande, que ocorrerá no dia da Black Friday, o órgão também tem o canal de denúncias: o Disque 156, na opção 6.
Já o Procon/MS, que abrange todo o Estado de Mato Grosso do Sul, oferece atendimento por meio do Disque 151, pelo aplicativo MS Digital e em site próprio.
Em caso de ocorrência, os clientes devem reunir informações sobre a situação, fornecer dados pessoais e formalizar a reclamação no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, tanto na Black Friday quanto em outras datas.
*Com supervisão de Guilherme Cavalcante.







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