Maior empregadora do Brasil, JBS chega a 14 mil colaboradores em Mato Grosso do Sul

Companhia gerou 7,3 mil novas vagas entre janeiro e agosto de 2023 no país. Globalmente, são 270 mil colaboradores nas mais de 400 unidades e escritórios da empresa

Cb image default

A JBS se consolidou como a maior empregadora do Brasil em 2023, com 151,2 mil colaboradores diretos trabalhando em suas diversas operações no país. Em Mato Grosso do Sul são mais de 14 mil empregos gerados. Somente entre janeiro e agosto deste ano a companhia gerou 7,3 mil novas vagas, o que representa um aumento de 5% em relação a dezembro de 2022. Globalmente a JBS emprega 270 mil colaboradores em suas mais de 400 unidades produtivas e escritórios espalhados por 20 países.

A JBS e as cadeias produtivas ligadas a ela no Mato Grosso do Sul movimentaram, em 2020, o equivalente a 3,79% do PIB (Produto Interno Bruto) sul-mato-grossense, conforme levantamento inédito produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), via Nereus (Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo) sobre a mensuração da importância socioeconômica das atividades relacionadas à Companhia em todo o Brasil.

Cb image default

No Estado, a Companhia está presente em 10 cidades, atuando em 15 fábricas, dois confinamentos, um Centro de Distribuição, seis operações de Novos Negócios e uma operação da JBS Transportadora. Com tantas frentes de produção, ao analisar a extensão de suas operações, a JBS chega a gerar mais de 107 mil empregos indiretos, movimentando mais de R$12 bilhões por ano, segundo a Fipe.

“Temos consciência de que exercemos um papel importante para a geração de emprego e renda em diversas regiões, com impacto especialmente positivo nas pequenas cidades em que estamos. Em muitas delas, somos o principal polo empregador e o nosso crescimento impulsiona o crescimento econômico dessas regiões”, afirma Gilberto Xandó, presidente da JBS Brasil.

A JBS concluiu em 2023 importantes investimentos em alimentos preparados no Brasil, com o início das operações das duas primeiras linhas de empanados e uma de salsicha na nova fábrica da Seara no estado do Paraná. A companhia também retomou as atividades da unidade industrial da Friboi localizada na cidade de Juara, no Mato Grosso, e anunciou a criação de 1,4 mil novos postos de trabalho com a recuperação e modernização da unidade de Diamantino (MT).

Para além dos números, a criação de empregos reflete diretamente na possibilidade de melhoria de vida para muitas pessoas. É o caso de Natanael Alves Moreira, recém-contratado para o cargo de monitor de Produção da unidade de Cajamar (SP) da JBS. Morador de Franco da Rocha, na grande São Paulo, o profissional viu na empresa a chance de prosperar.

Natanael já tinha 12 anos de experiência no setor de produção de alimentos e recentemente havia passado um período curto atuando na área de logística. Em julho, foi contratado pela JBS. “Fui atraído pela chance de crescimento. A minha percepção é que só depende do meu esforço e determinação crescer profissionalmente aqui, e há muitos caminhos para isso”, afirma.

Também há casos como o da jovem Maria Bezerra da Silva, de 19 anos. Natural de Buíque, Pernambuco, foi recentemente contratada para trabalhar como auxiliar de limpeza na unidade de Cajamar. “Estou muito feliz, porque esse é o meu primeiro emprego com carteira assinada. É o primeiro passo para garantir um futuro melhor para mim e para minha família”, conta.

A posição como principal empregadora do Brasil reforça o papel de relevância para a economia nacional. Levantamento produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) via Nereus (Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo), divulgado na semana passada, mostrou que a JBS e as cadeias produtivas ligadas a ela no Brasil já movimentam o equivalente a 2,10% do PIB (Produto Interno Bruto) e contribuem para a geração de 2,73% dos empregos do país.

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 260 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 151 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.