‘Gatonet’: Serviços piratas de streaming são suspensos após operação internacional

Entre os aplicativos afetados estão My Family Cinema e Eppi Cinema. Diversos usuários registraram reclamações no Reclame Aqui após queda do serviço pirata

Cb image default
Aparelhos de TV Box ainda são comercializados no Brasil, mas grande parte dos serviços foram bloqueados (Foto: Arquivo / Midiamax)

Parte dos principias serviços piratas de streaming foram suspensos no Brasil desde sábado (1º), após uma operação contra plataformas ilegais realizada na Argentina. Segundo a Anatel, a interrupção desses serviços foi resultado de uma ação judicial movida pela Aliança Contra a Pirataria Audiovisual.

Mais de 30 plataformas ilegais, usadas principalmente em aparelhos de TV Box, foram derrubadas. Os serviços tinham alcance em países como Brasil, Argentina, México e África do Sul. Entre os aplicativos afetados estão My Family Cinema e Eppi Cinema.

Nas redes sociais, usuários reclamaram da suspensão repentina e do dinheiro perdido com assinaturas. No Reclame Aqui, dezenas de consumidores também pediram reembolso. Em mensagem aos clientes, o My Family Cinema informou que encerrou as atividades por questões de direitos autorais e agradeceu o apoio ao longo dos anos.

O uso de TV Box pirata, conhecido como “gatonet”, permite acesso ilegal a filmes, séries e canais. Desde 2023, a Anatel intensificou ações contra esses dispositivos. Entre 2018 e maio de 2025, a agência apreendeu 1,5 milhão de aparelhos irregulares e bloqueou milhares de endereços usados para pirataria.

A Anatel alerta que equipamentos não homologados podem facilitar golpes, roubo de dados e ataques virtuais. A recomendação é que consumidores verifiquem se o aparelho de TV Box é homologado antes da compra. [Com informações da Agência Estado]

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.