O calendário astronômico de novembro promete encher os olhos dos amantes de eventos celestes. Neste ano, a maioria dos fenômenos serão visíveis a olho nu em Mato Grosso do Sul, como chuva de meteoros e a Superlua do Caçador, a maior lua de 2025. Então, anote no seu calendário e prepare-se para a observação.
Logo nos primeiros dias do mês, o pico de chuva de meteoros Taurídeos do Sul estará visível no céu. Segundo o Star Walk, esta chuva de meteoros é um dos dois ramos do grande fluxo de meteoros Taurídeos. Os Taurídeos do Sul atingem seu máximo inicial de 9 a 10 de outubro, e o pico principal de sua atividade ocorre nas noites de 4 e 5 de novembro.
No dia 5 de novembro, será vez da Lua Cheia do Caçador, a maior superlua do ano. O aplicativo de astronomia diz que a lua estará 7,9% maior e 16% mais brilhante que a lua cheia regular. Embora a lua cheia tecnicamente dure apenas um momento — quando está diretamente oposta ao Sol em relação à Terra — ela aparece totalmente iluminada um dia antes e um dia depois desse tempo.
Já no dia 10 de novembro, o satélite natural da Terra estará 70% iluminada próximo a Júpiter. Logo, será possível observar a olho nu ou através de um par de binóculos.
Chuva de meteoros Taurídeos do Norte
Entre 10 e 12 de novembro, haverá pico da chuva de meteoros Taurídeos do Norte, visível em todos os lugares do mundo. O Star Walk descreve que é uma chuva de meteoros bastante fraca, produzindo até cinco meteoros por hora no máximo. No entanto, é famosa por produzir muitas bolas de fogo brilhantes.
Em 2025, de acordo com a IMO, é possível esperar taxas aumentadas de Taurídeos mais brilhantes uma semana em torno de três de novembro. Isso ocorre no período em torno da lua cheia, então a luz intensa da lua prejudicará as observações.
O pico da chuva de meteoros Leonídeos será um espetáculo no céu entre 17 e 18 de novembro. Os Leonídeos são mais famosos por produzirem espetaculares tempestades de meteoros. Em 1966, observadores nos Estados Unidos relataram ver de 40 a 50 meteoros por segundo, embora seja mais frequente ver os usuais 10 meteoros por hora.
Em 2025, os Leonídeos terão seu pico três dias antes da lua nova, então a luz da lua apresentará mínima interferência. O radiante dos Leonídeos se eleva por volta da meia-noite e atinge o ponto mais alto no céu ao amanhecer.
Fechando o mês, a lua estará com 66% de iluminação e próximo a Saturno no céu. Observe-os a olho nu ou através de um par de binóculos.







Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.