Ivinhema realiza caminhada do setembro amarelo em prevenção ao suicídio

Cb image default

Setembro Amarelo é uma campanha iniciada em 2014, por meio da parceria entre o Centro de Valorização a Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psicologia.

Cb image default

É um movimento Nacional para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que, 90% dos casos existem prevenção.

O suicídio é um gesto de autodestruição, realização do desejo de aliviar a dor e o sofrimento. Vários motivos podem levar alguém a provocar o suicido como necessidade de aliviar pressões externas, cobranças sociais, culpa depressão, ansiedade, medo, humilhação e outros fatores.

No Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos, os dados mundiais indicam que ocorre uma tentativa a cada três segundo e um suicídio a cada 40 minutos.

O município de Ivinhema obteve 02 óbitos por suicídio em 2016, 03 em 2017 e 01 até a presente data de 2018.

Cb image default

Assim a prefeitura municipal através da secretaria de saúde e sociedade civil organizada, vem desenvolvendo ações como caminhada, blitz, capacitações, atividades educativas para conscientizar a população sobre a importância de falar sobre suas angustias, saber ouvir os que precisam, não expressar julgamento, demonstrar preocupação, respeito, cuidado e afeto pelos valores e opiniões das pessoas.

Na quinta-feira (13), foi realizada uma caminhada e blitz em prol à prevenção ao suicídio e valorização da vida com equipes da secretaria de saúde e assistência social.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.