O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) apura irregularidades em uma carvoaria instalada perto da área urbana de Nova Andradina. Moradores da região reclamam da fumaça e dos impactos à saúde.
Segundo vistoria da Polícia Militar Ambiental, os fornos da carvoaria operavam a apenas 2.393 metros do perímetro urbano, quando a distância mínima permitida é de 3 mil metros, conforme normas ambientais. Também foi constatado que a estrutura está a 396 metros da BR-376, abaixo da distância mínima de 500 metros exigida por lei.
Durante a fiscalização, foram encontrados 43 fornos, sendo 37 em funcionamento no momento da vistoria.
Por causa das irregularidades, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) aplicou multa de R$ 21,5 mil e determinou a suspensão imediata das atividades. O responsável pela carvoaria foi notificado e terá que apresentar documentos e prestar esclarecimentos.
O procedimento segue em apuração pela Promotoria de Justiça de Nova Andradina. O caso pode resultar na assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), com compromisso de regularizar a situação, ou no ajuizamento de ação civil pública.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.