PMs participam de palestra sobre prevenção ao suicídio em Nova Andradina

Cb image default

Na ultima quarta-feira (25) a pedido do comandante do 8ºBPM, tenente coronel André Henrique de Deus Macedo, o psicólogo Carlos Augusto Simões esteve reunido com o efetivo da unidade para falar sobre prevenção ao suicídio. A atividade faz parte da programação da Campanha Setembro Amarelo, que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e procura levar informações sobre o tema que ainda é tabu entre algumas profissões.

O profissional da saúde abordou os fatores de risco que levam a pessoa a cometer suicídio, a desmistificação de crenças comuns sobre o tema, e ainda ressaltou a importância de como falar sobre suicídio pode aliviar a angústia e a tensão que sentimentos e pensamentos negativos trazem.

Cb image default
Psicólogo Carlos Augusto, além da palestra, realizou dinâmicas com os policiais militares. Imagens: (Willian Gomes)

Segundo dados do 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2018, 104 agentes tiraram a própria vida. A taxa saltou 42,5% em comparação a 2017. O Suicídio de policiais supera mortes em operações no país. Por isso, falar sobre suicídio é muito importante para os profissionais da segurança pública, já que diariamente esses policiais são submetidos às diversas situações de estresse, e ainda tomada de decisões de alta complexidade em fração de segundos. De acordo com Carlos Augusto, o índice de suicídio entre policiais é três vezes maior que em outras profissões.

O comandante André Henrique de Deus Macedo ressaltou aos PMs, a importância do assunto e alertou para que todos estejam atentos aos cuidados com os companheiros de serviço. “Ao identificarem algum problema ou sintoma que possa levar a um pensamento ou comportamento suicida, converse com seu parceiro de equipe, informe seu comandante, busque ajuda especializada para que esse policial militar sinta que ele não está sozinho e do qual importante ele é para os seus familiares, amigos e também para a instituição”, destacou o oficial.

Ainda de acordo com o comandante, outras ações serão realizadas com o efetivo, buscando cuidados com o corpo e a mente dos policiais militares, para que estejam preparados não só para os embates diários que a profissão exige, mas principalmente para ficarem saudáveis para a sua vida cotidiana junto aos seus familiares.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.